Evento realizado no dia 02 de fevereiro na Câmara Municipal debateu propostas para o futuro do município gaúcho
A população hamburguense teve a oportunidade de debater as propostas para o futuro de Novo Hamburgo (RS) na Audiência Pública do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA), que ocorreu na noite de quinta-feira (02/02) na Câmara Municipal. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e pela URBTEC™, empresa de consultoria responsável pela revisão.
"Foi um evento muito proveitoso, no qual a sociedade pôde expressar suas opiniões acerca das propostas. Agora vamos analisar as sugestões e incorpor ao Plano o que for pertinente", afirmou o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.
Representantes de diferentes sindicatos e associações se manifestaram, além dos moradores, vereadores e membros do Conselho da Cidade (Concidade). As contribuições serão consideradas pelas equipes técnicas para o aprimoramento da Etapa 3 — Elaboração, Discussão e Pactuação de Propostas.
Entre os assuntos debatidos, destacam-se o índice básico construtivo e instrumentos urbanísticos como a transferência do direito de construir e a outorga onerosa. Assuntos como zoneamento, corredor verde e preservação do patrimônio histórico e cultural também foram abordados.
O PDUA segue em revisão, com reuniões técnicas e comunitárias previstas para as próximas semanas. A etapa seguinte, que compreende o Plano de Ação e Investimentos (PAI) e as minutas de lei, também será debatida em Audiência Pública, antes da pactuação do Plano por meio da Conferência.
Mais informações podem ser consultadas na página do Plano no site da Prefeitura, na qual estão disponíveis todos os documentos já elaborados. Dúvidas, críticas e sugestões podem ser encaminhadas a qualquer momento para o e-mail: gtpdua@novohamburgo.rs.gov.br.
Comentarios