top of page

URBTEC™ realiza eventos do Plano Diretor de Novo Hamburgo

Oficinas e reuniões marcam avanço do Plano Diretor do município gaúcho


Mulher falando ao microfone e olhando para um papel. Ao fundo, uma mesa com duas pessoas debruçadas colando adesivos em um papel, cercadas por pessoas sentadas observando a oradora.
Eventos participativos enriquecem o diagnóstico do município.

A equipe da URBTEC™ realizou diversos eventos para o desenvolvimento da revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA) de Novo Hamburgo (RS) entre os dias 22 e 25 de agosto, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) da Prefeitura Municipal.


Durante as noites, foram realizadas as Oficinas Comunitárias nas quais a população pôde contribuir com suas percepções sobre os temas: Uso e Ocupação do Solo e Gestão; Ambiental; Socioeconômico; e Infraestrutura Municipal.


Dois homens apontando para um mapa sobre uma mesa. Ao fundo, pessoas sentadas em cadeiras.
População novo-hamburguense participou ativamente das Oficinas Comunitárias.

Nesses encontros, dezenas de cidadãos apontaram os aspectos positivos e negativos em cada temática, registrando-os em mapas e fichas. Todas as contribuições serão analisadas pelos técnicos e, posteriormente, incorporadas aos produtos e relatórios do Plano, enriquecendo a etapa de diagnóstico.


Coordenadora adjunta do Plano, a arquiteta e urbanista Manoela Feiges destacou a importância do Plano Diretor para o desenvolvimento do município:


“A revisão do Plano Diretor é um momento valioso em que a comunidade e as equipes técnicas planejam juntos o futuro do município. A partir desse planejamento, é possível orientar os investimentos públicos de forma mais assertiva”.


REUNIÕES SETORIAIS

Além das Oficinas, o corpo técnico da SEDUH e da URBTEC™ tiveram uma agenda intensa, com reuniões técnicas com a Diretoria de Habitação, a Secretaria de Cultura (Secult), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo (Sinduscon).


Pessoas de pé apontando para um mapa na parede.
Membros dos Sinduscon-NH conversam com técnicos da URBTEC™ sobre as demandas do município.

Entre diversas pautas, foram abordados temas como: instrumentos urbanísticos; regularização fundiária; licenciamento ambiental; zoneamento e uso do solo; e patrimônio histórico.


Mais informações sobre o PDUA estão disponíveis na página do Plano no site da Prefeitura: https://novohamburgo.rs.gov.br/seduh/revisao-plano-diretor. É possível enviar contribuições a qualquer momento por meio do endereço de e-mail gtpdua@novohamburgo.rs.gov.br.


GALERIA DE FOTOS




bottom of page