Equipe da URBTEC™ e da Prefeitura cumprem agenda do Plano Diretor de Novo Hamburgo

Encontros promovidos ajudam a aproximar a sociedade novo-hamburguense aos processos do planejamento da revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental.

Homem de terno discursando em frente ao microfone com a mão levantada.
Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™, apresentou detalhes do PDUA na Câmara Municipal. | Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

As equipes técnicas da URBTEC™ e da Prefeitura Municipal cumprem uma agenda de eventos e reuniões em Novo Hamburgo (RS), onde a empresa de consultoria realiza a revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA) do município. De 18 a 22 de julho, ocorreram reuniões entre diferentes secretarias, vereadores e representantes da Procuradoria Geral do Município e do Conselho da Cidade.


Na Casa Legislativa, o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, realizou na quarta-feira (20/07) a apresentação técnica do Plano, explicando as etapas do planejamento, os temas urbanísticos abordados e o cronograma de eventos.

“O processo é público e aberto para a participação de todos desde as fases iniciais do processo desta revisão, que deve ser construída de forma coletiva para a sociedade novo-hamburguense”, disse o diretor da URBTEC™.

Também estiveram presentes na sessão a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, a diretora de Desenvolvimento Urbano, Lais Corteletti, e o arquiteto urbanista do Departamento do Plano Diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (DPD), André Felipe Brenner.

Ao final, Taniguchi lembrou que o Plano apresentará propostas e diretrizes que devem ser apreciadas e aprovadas na Câmara Municipal de Vereadores, antes de serem sancionadas pelo Executivo. “Daí a importância de o corpo legislativo estar familiarizado com as ações e os produtos desta revisão urbanística”, disse o diretor da URBTEC™.


SOCIEDADE CIVIL – Na noite da segunda-feira (18/07), a equipe se encontrou com mais de 20 representantes do Conselho Municipal da Cidade (Concidade), para discutir os assuntos que envolvem o desenvolvimento do PDUA. Os representantes da sociedade puderam tirar dúvidas e conhecer com mais profundidade os detalhes da revisão.

Mesa ao centro com diversas pessoas sentadas ao redor, olhando para uma apresentação na televisão ao fundo.
Reuniões entre diferentes secretarias municipais e técnicos da URBTEC™ avançam o desenvolvimento do Plano.

Entre outros, foram discutidos assuntos relativos: ao acesso a moradias; ao parcelamento do solo; à regularização fundiária e do patrimônio histórico e cultural; ao meio ambiente; à ocupação de áreas urbanas e rurais; e a outros aspectos para práticas de cidadania. Eles destacaram a importância da revisão do Plano Diretor para o crescimento sustentável da cidade e das ações que podem elevar a qualidade de vida dos cidadãos.


Durante a semana, os técnicos ainda se encontraram com representantes da Procuradoria Geral do Município e participaram de reuniões técnicas com membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (SECULT), entre outras diretorias relativas aos assuntos tratados.