top of page

URBTEC™ faz entrega do resumo técnico do PDUI da RM Cascavel

O PDUI da Região Metropolitana de Cascavel é o terceiro elaborado pela URBTEC™ no Paraná


Pessoas em pé em cima de um palco posando para a fotografia.
Representantes do PARANACIDADE, da URBTEC™ e dos 24 municípios da RMCA celebraram a finalização do PDUI na Conferência Metropolitana. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Nessa quarta-feira (12/04), a URBTEC™ apresentou a síntese do relatório final do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Cascavel (RMCA) durante a realização da Conferência Metropolitana no auditório da Unioeste. Esse é o terceiro PDUI elaborado pela URBTEC™ no Paraná, tendo a consultora já concluído, no ano passado, os PDUIs da Região Metropolitana de Londrina (RML) e da Região Metropolitana de Maringá (RMM).


O resumo técnico foi entregue a prefeitos e autoridades que representam os 24 municípios da RMCA, instituída pela Lei Estadual 186, de 2015. A arquiteta e urbanista Manoela Feiges, coordenadora adjunta do PDUI pela URBTEC™, apresentou a síntese técnica do plano, com diretrizes, propostas e ações que envolvem questões metropolitanas prioritárias na região de Cascavel.


“São destaques para ações compartilhadas entre os municípios que apresentam uma forte relação metropolitana e que, portanto, podem se fortalecer para crescer de forma sustentável, com governança interfederativa, gestão e planejamento em um sistema cada vez mais integrado”, disse a arquiteta.

Auditório com pessoas sentadas. Ao fundo, mulher fala ao microfone ao lado de projeção.
Manoela Feiges, arquiteta e urbanista da URBTEC™, apresentou os destaques do PDUI da RMCA. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

A superintendente executiva do PARANACIDADE, Camila Mileke Scucato, representou no evento o Secretário Estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.


“Estamos todos interessados no desenvolvimento harmônico e estratégico desta região, com políticas públicas adequadas e transparentes para o fortalecimento das cidades e da cultura de suas populações, que participaram das diversas etapas em audiências públicas para chegar neste momento histórico”, disse.

SISTEMA INTEGRADO Considerando as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), neste caso com foco em questões metropolitanas do planejamento territorial e uso do solo, mobilidade e meio ambiente, foram apresentadas 11 diretrizes, 18 propostas e 40 ações.


O documento cumpre o que exige o Estatuto da Metrópole e foi construído por muitas pessoas, durante meses, após diálogos e debates em audiências públicas com a participação da sociedade civil. Segue agora para análises na Agência Metropolitana do Estado (AMEP), para depois ser enviado para aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Dois livros dispostos ao redor de sacolas em cima de uma mesa no primeiro plano, ao fundo, projeção com o logotipo do PDUI e o título "Conferência Metropolitana".
O documento "Resumo Técnico" sintetiza todo o trabalho de elaboração do PDUI e pode ser consultado no site www.pduicascavel.com.br | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

A Conferência contou com a presença do gestor do contrato, Geraldo Luiz Farias, e do fiscal do contrato, Glauco Pereira Junior, ambos analistas de Desenvolvimento Municipal do PARANACIDADE. Também estavam presentes a Secretária das Microrregiões de Água e Saneamento do Paraná, Márcia Amorim, e prefeitos, vices e representantes dos municípios de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Campo Bonito, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras e Vera Cruz do Oeste.


Mulher em pé falando no microfone ao lado de projeção com um mapa e o título "FPIC Planejamento Territorial e Uso e Ocupação do Solo Metropolitano".
O PDUI da RMCA foi desenvolvido priorizando os aspectos metropolitanos de planejamento territorial e uso do solo, mobilidade e meio ambiente. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

SOBRE O PDUIO Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado faz parte dos esforços realizados para consolidar o Estatuto da Metrópole, de modo a estabelecer as diretrizes de desenvolvimento urbano e os mecanismos de planejamento e gestão para o desenvolvimento das suas regiões metropolitanas.


A Conferência tem como objetivo apresentar os resultados obtidos no processo de elaboração do PDUI da RMCA, com a pactuação realizada junto da população que participa do processo de construção coletiva deste Plano.


As Propostas Consolidadas para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Cascavel e outros documentos estão disponibilizados no site do PDUI da RMCA, no endereço: www.pduicascavel.com.br.

Kommentare


bottom of page