top of page

Audiência final do PDUI-RMC encerra etapa participativa e apresenta robustez técnica do planejamento metropolitano

Fotografia de um palco de auditório durante a Audiência Pública Final do PDUI-RMC, com um painel de pessoas sentadas em poltronas de madeira e couro, enquanto uma pessoa fala ao púlpito à direita. Ao fundo, um telão azul exibe o texto “Audiência Pública Final PDUI-RMC”.
O último evento público do processo de elaboração do PDUI-RMC reuniu autoridades, representantes de diferentes segmentos da sociedade civil organizada e a população metropolitana. | Foto: Morgana Rocha Carneiro/URBTEC™

O Consórcio PDUI-RMC Sustentável, formado pelas empresas URBTEC™ e Technum, conduziu a audiência pública final do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC), realizada na quinta-feira (11/12/25), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). O evento, promovido em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), marcou o encerramento oficial da etapa participativa de um dos mais extensos processos de planejamento metropolitano já executados no estado e evidenciou a liderança técnica do consórcio na coordenação, estruturação e entrega dos produtos finais do plano.


A apresentação principal foi conduzida por Gustavo Taniguchi, Coordenador-Geral da Elaboração do PDUI-RMC, acompanhado por especialistas das equipes multidisciplinares da URBTEC™ e da Technum. Taniguchi apresentou uma síntese dos três anos de trabalho, destacando os fundamentos metodológicos, os avanços técnicos e os principais produtos que estruturam o plano metropolitano.


Fotografia de uma pessoa em pé atrás de um púlpito, segurando um microfone e falando para o público. Ao fundo, um slide projetado mostra ícones e os textos “EAM”, “EASO” e “Sociedade Civil”, com fundo claro.
Gustavo Taniguchi, coordenador-geral do Consórcio e diretor da URBTEC™, detalhou o processo de elaboração do PDUI-RMC, sintetizando os trabalhos realizados coletivamente. | Foto: Morgana Rocha Carneiro/URBTEC™

“Os planos não mudam os territórios. Quem muda os territórios são as pessoas. O propósito do PDUI é muito maior do que qualquer ego, do que qualquer limite territorial, do que qualquer pretensão. O propósito do PDUI é o futuro da Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou Taniguchi durante a apresentação.

 

Fotografia de três pessoas em pé, vistas de costas, observando e conversando diante de banners informativos do PDUI-RMC – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, com mapas, textos ex-plicativos e ícones coloridos.

A equipe do Consórcio instalou banners ilustrativos com uma síntese visual do plano. O material apresentou, de maneira didática, a construção do PDUI, do diagnóstico às diretrizes, além de destacar as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), o Macrozoneamento Metropolitano e as Áreas de Interesse Metropolitano, elementos centrais para o ordenamento territorial da RMC.

 


Liderança técnica – A apresentação também reforçou a dimensão do trabalho conduzido pelo Consórcio URBTEC™–Technum. Ao longo dos três anos de execução foram realizados 455 eventos públicos, entre audiências, oficinas e reuniões setoriais; 36 oficinas técnicas com equipes municipais; 14 seminários de planejamento; quase 400 reuniões de alinhamento com AMEP, municípios e equipes de acompanhamento; mais de 500 comunicações formais; e produzidos 62 relatórios, 25 produtos oficiais e 31 relatórios mensais registrando cada etapa da elaboração.

 

O plano consolidou mais de 70 programas e 100 ações estratégicas no Plano de Ação, além de diretrizes integradas para as Funções Públicas de Interesse Comum. Entre os instrumentos estruturantes apresentados estão o Núcleo Urbano Central (NUC), o Macrozoneamento Metropolitano, as dez Áreas de Interesse Metropolitano (AIMs) e o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento (SAM), alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Desde o início do processo, a equipe do Consórcio esteve à frente da organização das agendas, modelagem territorial, construção das diretrizes, metodologias participativas e sistematização dos conteúdos apresentados. Os coordenadores técnicos contribuíram com análises e explicações nas áreas de mobilidade, meio ambiente, habitação, desenvolvimento econômico e social e uso do solo, além de apresentar a base cartográfica que embasa o macrozoneamento e as áreas de interesse metropolitano.


Fotografia do público em um auditório cheio, com diversas pessoas sentadas em fileiras de cadeiras estofadas, muitas delas aplaudindo. O ambiente é fechado, com iluminação de teto e paredes laterais em tons de madeira e painéis coloridos.
Cerca de 150 pessoas participaram da audiência pública final do PDUI-RMC. | Foto: Morgana Rocha Carneiro/URBTEC™

Próximos passos – Com a audiência final, encerra-se oficialmente a etapa de eventos públicos do PDUI-RMC. As contribuições apresentadas serão sistematizadas e incorporadas ao relatório final pelo Consórcio, cuja entrega está prevista para janeiro de 2026.


Durante o evento, a equipe técnica reforçou que todos os produtos do PDUI-RMC estão disponíveis para consulta pública no site oficial do plano, incluindo relatórios, diagnósticos, mapas e demais materiais produzidos ao longo do processo. Também foi informado que novas contribuições podem ser enviadas via plataforma digital, permitindo a continuidade da participação social mesmo após a audiência.


O PDUI-RMC avança para as etapas de pactuação interfederativa com os municípios, estruturação do Conselho Deliberativo Metropolitano, criação das Câmaras Técnicas Setoriais, implementação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e, por fim, aprovação do plano por Lei Estadual. Este marco inaugura a fase de implementação, na qual os produtos técnicos elaborados pelo Consórcio se tornam a base do planejamento metropolitano para os próximos anos.

 


GALERIA DE FOTOS


 
 
 

Comentários


URBTEC™ | Av. João Gualberto, 1721, 12º andar, Curitiba (PR) — 80030-001 |  contato@urbtec.com.br  |  +55 41 3281 1900

bottom of page