top of page

URBTEC™ conduz a audiência de institucionalização do PDM de Campina Grande do Sul (PR)

  Fotografia de uma sala com pessoas sentadas em cadeiras. Cinco pessoas estão sentadas na mesa principal, com um projetor ao lado mostrando "Contribuições na 4ª Audiência Pública".
População campinense-do-sul contribuiu ativamente com a construção coletiva da revisão do Plano Diretor Municipal. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

A URBTEC™ conduziu, na quarta-feira, 22 de agosto, a quarta audiência pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Campina Grande do Sul (PR), promovida pela Prefeitura na Câmara Municipal de Vereadores. O evento contou com a presença dos munícipes e foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube, permitindo ampla participação e acompanhamento pela população.


O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, e a equipe técnica apresentaram o Plano de Ação e Investimentos (PAI) desta revisão e os aspectos da institucionalização do Plano Diretor Municipal. Eles demonstraram as estratégias e os projetos que orientarão o desenvolvimento do município nos próximos 10 anos e destacaram a importância da participação comunitária no processo.


“Tivemos a satisfação de contar com a ampla participação da sociedade campinense-do-sul ao longo do processo desta revisão, com a realização de mais de 30 eventos públicos e técnicos em que pudemos discutir o futuro do município de maneira democrática”, afirmou o diretor da URBTEC™.

Na apresentação do PAI, foram abordados os projetos estruturantes, com foco em uso sustentável do solo, desenvolvimento turístico e fortalecimento institucional. Entre as ações propostas estão a requalificação de áreas urbanas, a revitalização da Rodovia do Caqui e a criação de rotas acessíveis, entre outras. Foi detalhado como as ações serão implementadas, incluindo prazos, fontes de financiamento, metas e indicadores de monitoramento.


Fotografia de um homem de camisa azul em pé, falando ao microfone em uma sala de audiências, enquanto o público está sentado à frente dele. Atrás dele, há bandeiras e uma tela projetando uma apresentação.
O Plano de Ação e Investimentos sistematiza o planejamento de melhorias para o município, e é resultado de análises técnicas somadas às contribuições da comunidade ao longo do processo de revisão do PDM. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

O Sistema de Monitoramento do PDM também foi abordado no evento. Esse sistema integra três componentes principais: um Comitê Intersetorial, composto por representantes das Secretarias Municipais; o Conselho Municipal da Cidade, que atua como órgão consultivo e deliberativo; e o Sistema Municipal de Informações, que auxilia no desenvolvimento, no controle e no monitoramento das políticas públicas municipais. O sistema visa garantir a transparência e a participação cidadã, oferecendo informações acessíveis e incentivando o engajamento nas decisões.


A audiência também abordou a institucionalização do PDM, com revisões das leis urbanísticas do município. Foram atualizadas a Lei do Plano Diretor, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, a Lei de Parcelamento do Solo e Condomínios, a Lei do Perímetro Urbano, o Código de Obras e Edificações, o Código de Posturas e as leis dos instrumentos urbanísticos para implementação no município. As mudanças realizadas visam aprimorar o ordenamento territorial e atender as necessidades de desenvolvimento urbano sustentável.

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira escreve em uma prancheta, enquanto consulta o celular que está apoiado nela.
Cidadãos manifestaram dúvidas, críticas e sugestões em todas as etapas do planejamento. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

A comunidade participou com novas contribuições e sugestões. O próximo passo será o envio da legislação para aprovação na Câmara Municipal de Vereadores e instâncias de aprovação metropolitana. A população está convidada a continuar acompanhando o processo desta revisão e a contribuir por meio do site oficial referente aos planos diretor e de mobilidade do município.

Kommentare


bottom of page