top of page

Sociedade de Juiz de Fora (MG) debate estratégias para impulsionar economia e inovação na ZEIE

Atualizado: 1 de mar.

O workshop faz parte do processo de elaboração dos Planos Regionais de Estruturação Urbana (PEUs) de Juiz de Fora, que está na fase de construção do diagnóstico da cidade.


NA MESMA SALA DE AULA COM CARTEIRAS ESCOLARES DISPOSTAS EM FORMATO DE U, UMA APRESENTAÇÃO CONTINUA SENDO FEITA NA TELA DE PROJEÇÃO. NA TELA, DESTA VEZ, HÁ UM SLIDE DE APRESENTAÇÃO EM QUE É POSSÍVEL LER: "OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PEUS" E " OBJETIVO DO DIAGNÓSTICO". DESTA VEZ, O DIRETOR DA URBTEC, GUSTAVO, ESTÁ EM PÉ AO LADO DA TELA APRESENTANDO O CONTEÚDO.
Participantes do workshop debateram os desafios e as oportunidades do Corredor Tecnológico de Juiz de Fora. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Em 21 de fevereiro, a URBTEC™, integrante do Consórcio Juiz de Fora Sustentável, conduziu mais um evento relacionado à fase de construção do diagnóstico dos Planos Regionais de Estruturação Urbana (PEUs) da cidade. O workshop contou com a participação de representantes da sociedade civil, do setor privado e do Poder Público, além de ter o apoio da equipe técnica municipal.


EM UMA MESA CIRCULAR, PARTICIPANTES DISCUTEM SOBRE UM MAPA DO CORREDOR TECNOLÓGICO DE JUIZ DE FORA. SOBRE A MESA HÁ AINDA UMA CARTILHA COM O LOGO DO PLANO, UMA FOLHA DE INSTRUÇÕES, UM CELULAR E ADESIVOS REDONDOS NA COR VERDE PARA MARCAÇÃO DE PONTOS NO MAPA.
Dinâmicas participativas possibilitaram a contribuição dos cidadãos para enriquecer o diagnóstico dos PEUs. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Durante o encontro, os participantes debateram estratégias voltadas para impulsionar a economia e a inovação na Zona Especial de Interesse Econômico (ZEIE) do Corredor Tecnológico. Divididos em grupos, eles participaram de uma dinâmica com metodologia orientadora, visando contribuir livremente para a elaboração do diagnóstico e análise da situação atual do município.

Com o suporte de técnicos e especialistas, os participantes discutiram e ofereceram sugestões para abordar as demandas relacionadas aos principais fatores logísticos e econômicos do Corredor Tecnológico. Também destacaram as iniciativas de inovação já existentes, com ênfase naquelas originadas pela presença do Parque Científico e Tecnológico.


EM UMA SALA DE AULA COM CARTEIRAS ESCOLARES DISPOSTAS EM FORMATO DE U, UMA APRESENTAÇÃO ESTÁ SENDO FEITA EM UMA TELA DE PROJEÇÃO. NA TELA, QUE EXIBE UMA VIDEOCONFERÊNCIA, É POSSÍVEL LER O SLIDE DE UMA APRESENTAÇÃO COM O TERMO "ZEIE - CORREDOR TECNOLÓGICO". UMA MULHER ESTÁ EM PÉ AO LADO DA TELA FALANDO, ENQUANTO OS DEMAIS PARTICIPANTES ESTÃO SENTADOS NAS CARTEIRAS.
Os debates envolveram questões relacionadas a economia e inovação no município mineiro. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Nas discussões, foram abordados pontos cruciais, como desafios logísticos, infraestruturais e de transporte, bem como a necessidade de investimentos em tecnologia e sustentabilidade. O potencial do capital humano local também foi amplamente considerado, sendo enfatizada a importância de sua melhor exploração pelos participantes.


Ao término do workshop, ressaltou-se a importância da participação contínua da comunidade no processo de desenvolvimento urbano, com acesso facilitado aos documentos e recursos midiáticos disponibilizados no site oficial do município.


A realização desse workshop representa um marco significativo no planejamento urbano da cidade, destacando a necessidade de uma abordagem integrada e participativa para enfrentar desafios e explorar oportunidades de crescimento econômico e inovação. Leia também: PJF promove mais uma etapa do projeto “Olhar a Cidade” com empresários e investidores da cidade

bottom of page