top of page

Plano de Transporte Distrital de Guarapuava (PR) avança mais uma etapa do planejamento


Fotografia da Câmara Municipal de Guarapuava durante a audiência pública, contendo população presente no evento.
Técnicos e população discutem as minutas de edital e oprojeto básico do serviço de transporte coletivo distrital de Guarapuava.

O Plano de Transporte Distrital de Guarapuava deu mais um passo importante, em 7 de fevereiro, para o desenvolvimento da mobilidade urbana e o atendimento de passageiros residentes nas regiões de Entre Rios, Palmeirinha, Guairacá e Guará. Sob a supervisão da equipe técnica da URBTEC™, empresa consultora encarregada da elaboração do plano, foi realizada mais uma audiência pública, essa referente à terceira etapa do processo de elaboração do edital de concessão para a oferta do serviço de transporte distrital de passageiros.

 

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, onde os técnicos e servidores municipais se reuniram com munícipes, gestores, vereadores, representantes da sociedade civil organizada e demais autoridades. O evento também foi transmitido pelo canal da Casa Legislativa no YouTube e os participantes tiveram, mais uma vez, a oportunidade de contribuir com ideias, sugestões e questionamentos em um ambiente aberto e democrático.

 

“Estamos novamente reunidos para mais uma vez ouvir as demandas dos usuários, em busca da regulamentação do sistema atual para uma maior intervenção do município em situações necessárias e em favor de toda a população”, disse o Secretário Municipal de Trânsito, Adalberto Campos.

 

Os membros da URBTEC™ conduziram os trabalhos, apresentando a metodologia adotada para a elaboração do plano e destacando os principais desafios e oportunidades identificados até o momento. Com foco nas propostas evidenciadas para o novo edital de licitação, os especialistas em trânsito e mobilidade detalharam os estudos realizados nas etapas anteriores, bem como as pesquisas de campo realizadas com os usuários do transporte público distrital.

 

“Em conjunto com a população, foi possível elaborar um diagnóstico da situação atual do sistema, para, a partir daí, propor mudanças e implementações para o transporte distrital”, disse o engenheiro civil Alceu Dal Bosco Junior.

Além disso, os técnicos destacaram as propostas para otimização das rotas, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e integração do sistema no Terminal Rodoviário de Guarapuava. 

 

Fotografia de pessoas sentadas, de costas para câmera, olhando uma apresentação projetada na parede onde se vê um mapa, o título "Situação do Sistema Atual" e subtítulo "Entre Rios" .
Planejamento visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dos distritos de Guarapuava (PR).

Na audiência também foram discutidos outros itens que compõem a minuta atual, com destaque para a composição em lote único, com concorrência da tarifa, a utilização de sistema de bilhetagem eletrônica e a permissão de formação de consórcios para operação do sistema, entre outros.

 

As contribuições foram novamente recebidas para, na sequência, serem analisadas pelas equipes de planejamento. As demandas apresentadas em audiência auxiliam no processo de revisão do edital a ser publicado no processo de licitação do serviço. A próxima etapa do processo inclui o assessoramento técnico-jurídico quando do lançamento do edital de licitação do novo sistema de transporte coletivo distrital.

 

Para acesso aos documentos e mais informações sobre o Plano de Transporte Distrital de Passageiros, acesse o site oficial da Prefeitura Municipal de Guarapuava.



Comments


bottom of page