top of page

Oficinas de propostas do PDUI da RMC tiveram ampla participação popular

Atualizado: 19 de fev.

Em seis eventos, a população metropolitana contribuiu ativamente com a construção de propostas para o futuro da região.

 

Fotografia de pessoas sentadas ao redor de uma mesa. Ao centro, um homem de azul faz anotações em um mapa.
Dinâmicas participativas facilitaram os debates sobre o futuro da RMC. | Foto: Matheus Carneiro/Consórcio PDUI-RMC Sustentável

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) avançou mais uma etapa com o ciclo de seis oficinas técnicas entre 05 e 12 de fevereiro de 2025.  Os eventos tiveram a participação de representantes da sociedade civil, instituições técnicas e autoridades municipais em Curitiba, Lapa e Rio Branco do Sul. 


Durante os encontros, técnicos e representantes das comunidades metropolitanas contribuíram com propostas baseadas nas diretrizes estabelecidas para a terceira fase do plano. Cerca de uma centena de participantes estiveram presentes em cada dia de atividades.



A população participou ativamente da formulação de propostas para as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), abordando os temas: Desenvolvimento Social e Patrimônio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mobilidade, Habitação de Interesse Social e Planejamento Territorial e Uso do Solo.


Cada oficina, com duração aproximada de três horas, contou com dinâmicas participativas que possibilitaram a construção de diretrizes integradas para o desenvolvimento sustentável da região.



As atividades foram mediadas por equipes técnicas da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e do Consórcio PDUI-RMC Sustentável (URBTEC™ e Envex), responsável pela elaboração do plano, que cooperaram para promover um ambiente qualificado para as discussões.


As propostas desenvolvidas foram embasadas nos estudos realizados na fase de diagnóstico, que incluiu revisões bibliográficas, análise e levantamento de dados, e sistematização das informações sobre a RMC.


Fotografia de homem em pé em cima de um palco apresentando para a plateia. Ao fundo, ha uma projeção de textos e mapas.
Na fotografia, o coordenador do plano, representante do Consórcio PDUI-RMC Sustentável e diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, apresenta a introdução da oficina. | Foto: Matheus Carneiro/Consórcio PDUI-RMC Sustentável
“O objetivo desta etapa do planejamento é consolidar diretrizes setoriais de forma integrada, resultando na construção de elementos de planejamento e gestão, e do macrozoneamento metropolitano”, explicou Gustavo Taniguchi, coordenador geral do plano e representante do Consórcio PDUI-RMC Sustentável.

O acesso e a participação social foram garantidos nas oficinas realizadas simultaneamente em três municípios. Curitiba recebeu moradores de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.


A Lapa reuniu participantes de Agudos do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Rio Negro, Quitandinha e Tijucas do Sul, enquanto Rio Branco do Sul atendeu habitantes de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.


Os documentos e informações sobre o PDUI estão disponíveis para consulta pública no site do plano (www.pduirmc.com.br), através do qual a população pode enviar contribuições e acompanhar a evolução do planejamento metropolitano. Além disso, há um formulário exclusivo para o envio de propostas que estará disponível até 28/02/25: https://forms.gle/8gwSM7VpC2ov6K2z5.


Confira a galeria de fotos:


Comments


URBTEC™ | Av. João Gualberto, 1721, 12º andar, Curitiba (PR) — 80030-001 |  contato@urbtec.com.br  |  +55 41 3281 1900

bottom of page