URBTEC™ contribui no Sprint de Revisão do Plano Diretor de Curitiba
- morgana6433
- 20 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de out.

A URBTEC™ participou do Sprint de Revisão do Plano Diretor de Curitiba, realizado nesta quinta-feira (16/10) no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), promovido pelo G11, grupo formado por 11 entidades do setor imobiliário, construção civil e engenharia, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
Pela manhã, o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, apresentou dados públicos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC). Ele destacou a importância de integrar a visão metropolitana aos debates sobre o futuro da capital, explicando como os municípios vizinhos impactam diretamente a mobilidade, o uso do solo, o desenvolvimento econômico e a habitação em Curitiba.
Taniguchi apresentou vetores de crescimento populacional, áreas urbanizadas e não urbanizadas, mananciais, infraestrutura e riscos socioambientais, ressaltando como essas informações podem subsidiar decisões mais coordenadas e sustentáveis. Sua intervenção reforçou a necessidade de planejamento integrado, conectando o Plano Diretor de Curitiba a uma perspectiva metropolitana.
"Não há como pensar o futuro de Curitiba sem considerar o território metropolitano, suas dinâmicas de mobilidade, habitação, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social estão profundamente integradas. É dessa compreensão ampliada que nasce um planejamento mais justo, eficiente e sustentável”, declarou Gustavo Taniguchi.
A URBTEC™ já participou da elaboração de mais de 100 planos e projetos urbanísticos em diversas escalas, desde regionais até setoriais.
MOBILIDADE
Em sequência no Sprint, o engenheiro civil Alceu Dal Bosco Junior, coordenador de mobilidade da URBTEC™, junto com técnicos da equipe, integrou os grupos de discussão e propostas, atuando especialmente na temática de mobilidade urbana. O grupo busca propor soluções estratégicas, considerando transporte coletivo, corredores estruturantes, adensamento orientado ao transporte e conectividade regional, contribuindo com propostas práticas para subsidiar, de forma preliminar, a revisão do Plano Diretor de Curitiba.

Durante o Sprint, os participantes também debateram eixos como governança e monitoramento, desenvolvimento econômico, uso do solo, habitação de interesse social, retrofit, mobilidade, meio ambiente e desenvolvimento social.
O evento busca resultar em diretrizes e propostas concretas, que irão subsidiar a revisão do Plano Diretor de Curitiba, reforçando a atuação técnica da URBTEC™ e seu compromisso com mobilidade, planejamento urbano integrado e melhoria da qualidade de vida da população.






Comentários