top of page

Quarta audiência pública do PDUI-RMC apresenta as propostas de recorte metropolitano e de governança interfederativa

Homem em pé no palco faz uma apresentação com microfone diante de uma plateia. Atrás dele há uma tela projetando um slide intitulado “Divulgação da 4ª Audiência Pública”, com o logotipo do PDUI-RMC e imagens de materiais de divulgação do evento. O ambiente é um auditório com cortina verde iluminada e cadeiras vermelhas no palco, e o público assiste sentado nas poltronas.
Participação pública marca etapa do planejamento metropolitano da RMC. | Foto: Morgana Rocha Carneiro/URBTEC™

A 4ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC) reuniu gestores, técnicos e representantes da sociedade civil na noite de terça-feira, 4 de novembro, no Auditório do Portão Cultural, em Curitiba, com transmissão simultânea aos Centros de Apoio Municipais (CAMs) e pelo canal da Agência de Assuntos Metropolitanos do Estado do Paraná (AMEP) no YouTube.


Promovida pela AMEP, com suporte técnico da URBTEC™ e da Technum (Consórcio PDUI-RMC Sustentável), a audiência apresentou e debateu as propostas de Recorte Territorial e Governança Interfederativa, etapas que tratam da redefinição dos limites da RMC e da criação de um novo modelo de gestão interfederativa.


O diretor técnico da AMEP, Gabriel Hubner, destacou o caráter participativo e técnico do processo:

“Esta é uma etapa decisiva, construída de forma transparente e colaborativa, que define o futuro da Região Metropolitana de Curitiba a partir de um pacto entre Estado, municípios e sociedade”, afirmou.

Também compuseram a mesa Ruan Amaral, coordenador do PDUI-RMC na AMEP, e Ricardo Andrade, fiscal do contrato.


O coordenador do Consórcio, Gustavo Taniguchi, apresentou um panorama do trabalho desenvolvido ao longo de quase três anos, reforçando que o plano, elaborado em conformidade com o Estatuto da Metrópole (Lei Federal n.º 13.089/2015), é o principal instrumento de planejamento integrado e de longo prazo para a RMC.


Na sequência, Raul Gradovski, coordenador de planejamento da AMEP, apresentou o estudo que fundamenta a proposta de Recorte Territorial, com base em indicadores econômicos, de mobilidade e de conurbação. O estudo consolidou cenários comparativos para orientar a atualização dos limites da RMC, equilibrando integração funcional, crescimento e articulação intermunicipal.


A advogada Luciane Leiria, coordenadora de Análise Institucional do PDUI-RMC, apresentou a minuta da Lei de Governança Interfederativa, que propõe a criação do Conselho Superior Metropolitano, além de Câmaras Técnicas temáticas voltadas às Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) como mobilidade, meio ambiente, habitação e desenvolvimento econômico e social.


Oito pessoas estão sentadas em torno de uma mesa preta ao ar livre, participando de uma oficina do PDUI-RMC. Elas analisam documentos, fazem anotações e utilizam laptop e celulares. O ambiente tem piso de pedra e uma escada metálica ao fundo, com outros grupos trabalhando em mesas semelhantes.
Os temas apresentados na audiência foram construídos em eventos preparatórios que amadureceram tecnicamente as propostas.  | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

No início de outubro, foi realizada a Oficina Técnica do Produto 6 – Governança Interfederativa, no Teatro do Memorial de Curitiba, que reuniu representantes dos municípios metropolitanos, técnicos municipais e estaduais e membros da sociedade civil.


Durante o encontro, foram debatidos critérios de representatividade e voto no Conselho Deliberativo Metropolitano, a composição das Câmaras Técnicas e a criação de mecanismos para fortalecer conselhos setoriais já existentes, como os de meio ambiente e recursos hídricos. As discussões resultaram em contribuições concretas para o aprimoramento das minutas de lei e reforçaram o compromisso com a transparência e a participação social.



Evento realizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba, contou com a presença de prefeitos e representantes de administrações dos municípios metropolitanos. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™
Evento realizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba, contou com a presença de prefeitos e representantes de administrações dos municípios metropolitanos. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Ainda em outubro, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, ocorreu a Reunião Técnica de Apresentação dos Cenários de Recorte Territorial da RMC, que contou com a presença de prefeitos e representantes de diversos municípios metropolitanos. Nessa ocasião, a equipe técnica do Consórcio PDUI-RMC Sustentável apresentou cinco cenários de recorte metropolitano, elaborados com base em indicadores de integração pela mobilidade, de atividade econômica e de continuidade da mancha urbana, buscando um modelo que representasse, de forma justa, as diferentes realidades do território metropolitano.



O debate na audiência reforçou o interesse público no futuro da gestão metropolitana. | Foto: Morgana Rocha Carneiro/URBTEC™
O debate na audiência reforçou o interesse público no futuro da gestão metropolitana. | Foto: Morgana Rocha Carneiro/URBTEC™

O momento participativo da audiência contou com manifestações presenciais e remotas, representando diversos municípios da RMC. As contribuições abordaram temas como mobilidade urbana, integração metropolitana, equilíbrio ambiental, autonomia administrativa e representatividade social. Destacaram-se propostas sobre tarifação única, consórcios intermunicipais de transporte, proteção de mananciais e compatibilidade entre os planos diretores municipais e o PDUI.


As manifestações registradas pelos CAMs e pelo canal da AMEP no YouTube serão sistematizadas no Relatório de Contribuições da 4ª Audiência Pública, a ser disponibilizado em www.pduirmc.com.br. O coordenador Gustavo Taniguchi agradeceu o engajamento das equipes e anunciou os próximos passos: a Oficina sobre os processos de gestão (prevista para 27 de novembro) e o evento de encerramento do PDUI-RMC (previsto para 11 de dezembro de 2025).



Sobre o PDUI-RMC

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC) é um instrumento previsto pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) que orienta o planejamento conjunto entre Estado e municípios em temas como mobilidade, habitação, saneamento, meio ambiente, uso do solo e desenvolvimento econômico. Seu objetivo é promover o crescimento equilibrado e sustentável da metrópole, com melhoria da qualidade de vida e integração funcional entre as cidades da RMC. Mais informações estão disponibilizadas no site: www.pduirmc.com.br.


 
 
 

Comentários


URBTEC™ | Av. João Gualberto, 1721, 12º andar, Curitiba (PR) — 80030-001 |  contato@urbtec.com.br  |  +55 41 3281 1900

bottom of page