Encontro reuniu especialistas de diversos setores para discutir assuntos que traçam o panorama da RMC, como desenvolvimento, habitação social, meio ambiente, recursos hídricos e uso do solo.
Os trabalhos elaborados pelas equipes do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, liderado pela URBTEC™, durante a etapa de diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC), foram colocados em debate no Seminário Metropolitano de Planejamento.
O evento foi realizado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) nos dias 23, 24 e 25 de junho, e contou com o apoio da Escola de Gestão do Paraná na organização, no registro dos participantes e na emissão dos certificados.
Nesses três dias, foram discutidos assuntos que traçam o panorama da RMC, abordando temas como desenvolvimento social e econômico, mobilidade metropolitana, meio ambiente, recursos hídricos, habitação de interesse social, planejamento territorial e uso do solo. O evento foi transmitido pelo canal da AMEP no YouTube.
Além dos técnicos e especialistas do Consórcio PDUI-RMC Sustentável e da AMEP, responsáveis pela elaboração do PDUI, também participaram representantes da comunidade acadêmica, servidores e autoridades dos municípios metropolitanos e do estado, além da sociedade organizada.
“Trata-se de apresentar um retrato com seus aspectos físicos e dinâmicos demonstrados por dados e informações obtidas em leituras técnicas e comunitárias, com apoio das prefeituras, dos órgãos oficiais do estado, de setores da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade organizada”, disse o coordenador geral do Consórcio PDUI-RMC, Gustavo Taniguchi.
Durante o seminário, os participantes puderam acompanhar a evolução dos trabalhos executados pelas equipes multidisciplinares envolvidas na elaboração do plano. Em cada eixo temático, foram apresentados os resultados globais que ajudam a delinear o diagnóstico da RMC.
Em cada sessão, foram abertos espaços para o amplo debate sobre os temas específicos, e os participantes puderam contribuir por meio de perguntas e sugestões feitas diretamente aos integrantes da mesa. O PDUI avança para a consolidação do diagnóstico metropolitano e a próxima fase, que é de diretrizes voltadas ao desenvolvimento da região.
“O nosso compromisso é garantir que este planejamento, que está sendo construído de forma coletiva, possa ser colocado em prática futuramente e, com isso, impactar de maneira positiva no dia a dia e na qualidade de vida de todos os cidadãos da nossa região metropolitana”, disse o diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos.
Os produtos relativos ao diagnóstico, quando consolidados, serão publicados para consulta pública. A população dos municípios metropolitanos pode participar de todos os passos do processo de construção coletiva do plano, e ajudar a pensar o futuro da Região Metropolitana de Curitiba.
A evolução do estudo técnico do PDUI-RMC pode ser acompanhada no site www.pduirmc.com.br.
Leia também:
Comments