Consórcio apresenta recomendações no estudo de atualização da Rede Urbana da Bahia

Foram apresentadas ao Concidades algumas recomendações e sugestões ao monitoramento de ações voltadas à criação de políticas públicas.



Mapa do Estado da Bahia com sobreposição de linhas representando as conexões entre as cidades.
A atualização do estudo da Rede Urbana da Bahia analisa as dinâmicas entre os pólos urbanos.

O Consórcio liderado pela URBTEC™, em parceria com Vertrag e Envex, para atualização e revisão do estudo da Rede Urbana da Bahia de 2011, apresentou na quinta-feira (10/02) as principais recomendações às políticas públicas e ao planejamento urbano para o estado baiano.


A sessão acompanhada por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) foi promovida para repassar os principais resultados das análises aos membros do Conselho das Cidades (Concidades). Os participantes puderam conhecer algumas das sugestões que poderão embasar debates estratégicos estaduais.


“São recomendações de diretrizes gerais que servem de subsídios para elaboração de políticas públicas, especialmente para o fomento e investimentos voltados ao planejamento urbano na esfera estadual”, disse o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.


O estudo apresenta atualizações sobre o contexto que se transformou ao longo dos últimos 10 anos, com prioridade para a diminuição da desigualdade social, acesso aos recursos disponíveis e produzidos no estado, e o desenvolvimento socioeconômico sustentável das regiões.


Os consultores apresentaram os principais destaques e recomendações ao território baiano, além de sugestões de monitoramento de ações, dentro dos seguintes temas: Grandes Questões Estratégicas; Cultura e Turismo; Organização de Territórios Baiano; Economia e Meio Ambiente; Demografia; Questões Fundiárias e Grandes Projetos Estratégicos.


Os resultados do estudo seguem para apreciação de outros setores da sociedade civil. As propostas serão amplamente debatidas com a população baiana, em eventos comunitários organizados pelas equipes da Sedur.