Campanhas sobre o trânsito marcam o mês de setembro
O mês de setembro concentra diferentes campanhas de conscientização sobre temas relacionados à mobilidade urbana, despertando reflexões acerca das problemáticas relacionadas ao trânsito nas cidades e suas possíveis soluções.
Nos Planos de Mobilidade em que a URBTEC™ presta consultoria, há sempre a preocupação em realizar um planejamento que valorize a vida e melhore as condições para os deslocamentos dos cidadãos.
Esses princípios estão em congruência com a Semana Nacional do Trânsito, instituída pelo artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, que propõe a conscientização de condutores, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro.
Fixada legalmente entre os dias 18 a 25 de setembro, essa semana faz referência ao “aniversário” do atual CTB, que foi sancionado em 23 de setembro de 1997. Entretanto, essas ações educativas já eram promovidas anteriormente, pelo Decreto Federal n.º 45.064, de 19 de dezembro de 1958, que também instituiu o dia 25 de setembro como o Dia do Trânsito.
Somando-se a essas duas campanhas, há ainda o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), data internacional que traz reflexões sobre os problemas causados pelo uso excessivo do automóvel, como o aumento da poluição (principalmente atmosférica e sonora), a dependência dos combustíveis fósseis e os acidentes de trânsito.
A proposta de não utilizar o carro por um dia é simbólica, pois a iniciativa não propõe a extinção dos carros, mas sim ambiciona demonstrar a necessidade de se repensar as dinâmicas da mobilidade nas cidades, priorizando o uso de transporte coletivo, bicicletas e da modalidade a pé.
Essas diretrizes mostram-se em consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável (PNMU), Lei Federal n.º 12.587/2012, e estão presentes nos planejamentos que abordam a mobilidade urbana nos quais a URBTEC™ atua.
Nos Planos de Mobilidade nos quais a consultoria trabalha, há estratégias como a hierarquização das vias, a estruturação de malha cicloviária e a otimização do transporte público, entre outras.
Ainda, há elementos dos Planos Diretores que influenciam indiretamente nos deslocamentos urbanos, como o zoneamento misto e as diretrizes de uso e ocupação do solo. O planejamento urbano integrado à mobilidade é a principal solução para a melhoria gradual da situação do trânsito nas cidades a médio e longo prazos.
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