top of page

A importância do Ciclo Urbano da Água no planejamento das cidades

Atualizado: 23 de mar. de 2022


Água caindo sobre duas mãos abertas, com fundo de plantas
A dia mundial da água provoca a reflexão sobre o uso desse recurso essencial à vida. | Imagem: Austin Kehmeier / Unsplash

Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, um momento para enaltecer o valor desse recurso fundamental para a existência da vida no planeta. Neste dia especial, importante se faz disseminar informações para que sejam desenvolvidas ações de conscientização, respeito e práticas mais sustentáveis em relação ao tema.


Como se sabe, desde os primórdios as cidades se desenvolveram às margens de rios e corpos hídricos de modo a encurtar as distâncias e facilitar a captação da água para os mais variados usos e necessidades humanas, bem como para o suprimento de diversas atividades produtivas.

Ciente da relevância da água em relação à sobrevivência humana e ao planejamento urbano, a URBTEC™️, por meio dos seus colaboradores, faz um convite para que se conheça em detalhes o processo que trata do “Ciclo Urbano da Água”.


O assunto sugerido, a ser assimilado e compreendido, aborda todas as etapas percorridas pela água, desde sua captação até sua restituição em condições ambientalmente seguras à natureza.

A compreensão do assunto torna-se imprescindível ao planejador urbano, que deve estar consciente de suas responsabilidades tanto em relação à utilização dos recursos hídricos de forma segura quanto também em relação à devolução da água à natureza de um modo que cause o menor impacto ambiental possível, evitando assim a degradação de rios, mares e áreas de mananciais.


Neste dia especial, destaca-se o valor desse recurso inestimável para a vida, o qual mesmo em sua fase residual (esgoto) pode ter subprodutos (lodo das estações de tratamento de esgoto) reutilizados em forma de fertilizantes na agricultura.


Essa prática contribui para o aumento da produtividade das lavouras e para a redução dos custos de produção agrícola com a substituição do uso de defensivos químicos por alternativas mais naturais, o que também acaba por favorecer a manutenção do meio ambiente por meio dos ciclos de reciclagem das matérias orgânicas e inorgânicas.


O Dia Mundial da Água é uma data representativa criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. Abaixo, confira outros conteúdos que versam sobre o assunto em questão:



bottom of page