top of page

2º Seminário Metropolitano de Planejamento debate diretrizes do PDUI-RMC com participação popular

Fotografia de um auditório com público assistindo a uma mesa composta por quatro homens, três sentados e um em pé no púlpito, com telão ao fundo exibindo informações do evento e bandeiras posicionadas à direita.
Participantes do Seminário debateram as diretrizes que irão guiar o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Curitiba. | Foto: Zac Lucatelli/URBTEC™

Nos dias 2, 3 e 4 de setembro, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) realizou o 2º Seminário Metropolitano de Planejamento: Diretrizes e Propostas do PDUI-RMC, no Auditório do Mercado Municipal de Orgânicos, em Curitiba. O encontro reuniu representantes de municípios, especialistas, técnicos e cidadãos da Região Metropolitana de Curitiba, consolidando-se como um espaço de diálogo e construção coletiva.


Durante os três dias, o público participou ativamente das discussões em torno das propostas que irão compor o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC (PDUI-RMC). Foram debatidas diretrizes nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos, habitação de interesse social, mobilidade, uso e ocupação do solo, desenvolvimento econômico e social e o macrozoneamento metropolitano.


Além das apresentações técnicas, os encontros contaram com momentos de interação, nos quais dúvidas e contribuições do público foram respondidas por especialistas que integravam a mesa de condução dos trabalhos. Essa dinâmica reforçou o caráter participativo do processo, garantindo que diferentes vozes fossem ouvidas e consideradas na formulação das diretrizes metropolitanas.


O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da AMEP no YouTube, ampliando o alcance da participação social. Por meio da plataforma digital, cidadãos puderam acompanhar as discussões em tempo real e encaminhar suas contribuições, fortalecendo o processo de construção coletiva do PDUI-RMC.


PARTICIPAÇÃO PÚBLICA – Na abertura dos encontros, o Coordenador Geral do Plano, Gustavo Taniguchi, destacou a importância da metodologia adotada:

“O seminário foi estruturado para que cada etapa de apresentação técnica fosse acompanhada de espaço para diálogo com a sociedade. Esse formato garante que o PDUI seja, de fato, um plano construído de forma participativa e representativa da realidade metropolitana”, afirmou.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – O Consórcio PDUI-RMC Sustentável, formado pela URBTEC™ e pela Technum Consultoria, é responsável pelo desenvolvimento técnico do plano. O próximo passo será a realização de oficinas e audiências públicas, que permitirão aprofundar o debate e aperfeiçoar as propostas antes da consolidação final do PDUI em escala metropolitana.


Os resultados desta etapa serão apresentados na 3ª Audiência Pública do PDUI-RMC, marcada para 24 de setembro de 2025, às 19h, no Auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação de Pinhais (CENFORPE), localizado na Avenida Iraí, 696 – Bairro Weissópolis, Pinhais/PR. A sessão também contará com transmissão ao vivo pelo canal da AMEP no YouTube.


O PDUI-RMC será o principal instrumento de planejamento e governança interfederativa da Região Metropolitana de Curitiba, orientando políticas públicas integradas para os próximos anos, conforme estabelece o Estatuto da Metrópole.


Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.pduirmc.com.br.

 
 
 

Comentários


URBTEC™ | Av. João Gualberto, 1721, 12º andar, Curitiba (PR) — 80030-001 |  contato@urbtec.com.br  |  +55 41 3281 1900

bottom of page