top of page

URBTEC™ conduz audiência de propostas do Plano Diretor de Pato Branco

Durante o evento, os técnicos apresentaram índices e parâmetros em favor do desenvolvimento sustentável, fomento socioeconômico e proteção ambiental.


Auditório com pessoas sentadas.
População pato-branquense participa ativamente do processo de planejamento urbano.

Na última terça-feira (28/02), a população de Pato Branco (PR) lotou o auditório do Largo da Liberdade para participar da segunda audiência pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). Durante três horas, os interessados puderam tirar suas dúvidas e acompanhar as recomendações da etapa de objetivos, diretrizes e propostas que trazem, entre outros assuntos, parâmetros urbanísticos voltados ao desenvolvimento sustentável do município.


O evento foi realizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. A arquiteta e urbanista Manoela Feiges, coordenadora do Plano pela URBTEC™, empresa consultora responsável pela elaboração da revisão, apresentou a síntese da proposta técnica e respondeu as principais dúvidas dos interessados. A audiência também foi transmitida pelo canal da Prefeitura Municipal no Youtube.


“Estamos em um processo de construção coletiva desta revisão que traz sugestões elaboradas a partir do diagnóstico feito na etapa anterior, e que ensejou na execução do planejamento no horizonte dos próximos 10 anos”, disse a arquiteta.

Além da população, o evento também foi acompanhado por gestores, parlamentares, representantes do Ministério Público e outras autoridades. O destaque foi para as questões de reordenamento territorial, considerando os aspectos que limitam a ocupação urbana e os potenciais para o crescimento urbano com sustentabilidade. Com base em dados oficiais e observando as legislações e contribuições técnicas, Manoela apresentou o panorama do município.


“Precisamos voltar as atenções para as áreas que podem e, principalmente, para as que não podem ser ocupadas ou que devem ser habitadas com restrições, uma vez que ninguém deseja que aconteça ocorrências de inundações, alagamentos e muitas vezes tragédias que poderiam ser evitadas com o planejamento responsável”, alerta a coordenadora.

A revisão segue para a etapa de construção do Plano de Ação e Investimento e elaboração de minutas de lei. A população voltará a se reunir em audiência pública a ser divulgada pela imprensa local.


Os documentos produzidos na revisão estão disponibilizados na página do Plano Diretor Municipal no site da Prefeitura. Para consultá-los e enviar contribuições, acesse o endereço: www.patobranco.pr.gov.br/planodiretor.


Comentários


bottom of page