URBTEC™ participa do lançamento oficial da revisão do Plano Diretor de Pato Branco (PR)

A programação incluiu a realização da oficina de leitura técnica para a troca de informações e a promoção da primeira reunião de preparação das equipes.


Pessoas em pé conversando em uma praça. Ao fundo, uma igreja católica com paredes amarelas.
Pato Branco inicia a revisão do seu Plano Diretor.

A equipe da URBTEC™ participou, na terça-feira (14), do evento de lançamento oficial da revisão do Plano Diretor de Pato Branco (PR). O Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, foi recebido pelo prefeito Robson Cantu, que apresentou para a comunidade o representante da empresa vencedora da licitação e responsável pela revisão e atualização do Plano com diretrizes e propostas de planejamento urbano para os próximos 10 anos.


“Estamos muito felizes em termos a URBTEC™ como empresa responsável por este Plano que certamente buscará tornar nosso município em uma referência no cenário nacional, repensando-o para o bem-estar de nossa população”, disse o Prefeito. “Sabemos que estamos em boas mãos e que o nosso pato voará alto nos próximos 30 anos”, acrescentou.


Pessoas em pé em um auditório sorrindo para a foto. Ao fundo, projeção de uma imagem aérea da cidade com o logotipo do Plano.
Profissionais da URBTEC™ e técnicos da Prefeitura de Pato Branco em evento inaugural da revisão do Plano Diretor.

O Plano Diretor Municipal foi um dos projetos apresentados para a comunidade no evento que contou com a participação de representantes da sociedade civil, gestores e vereadores, servidores municipais, arquitetos do município, além de membros do Conselho Municipal de Planejamento (Coplan).


Gustavo Taniguchi falou da importância da participação de todos para a construção coletiva do plano que irá atender às demandas e expectativas da sociedade pato-branquense. “Devemos nos mobilizar desde já para participar das etapas de planejamento e das análises técnicas, contribuindo em todas as fases para atender ao maior número de pessoas e soluções para o crescimento sustentável”, disse Taniguchi.


A equipe técnica da URBTEC™ caminhou com o Prefeito pelas ruas da cidade e conheceu parte da infraestrutura urbana e alguns equipamentos públicos disponibilizados aos munícipes. À tarde, a equipe da URBTEC™ também se reuniu com representantes das equipes técnicas municipais no Parque Tecnológico, onde trocaram informações e experiências do planejamento urbanístico e foram apresentados aos projetos de inclusão e desenvolvimento para a cidade, que é considerada capital do sudoeste do Paraná.

Três pessoas envolta de uma mesa redonda apontando para mapas.
Arquitetos, urbanistas, engenheiros e outros técnicos discutem o planejamento da cidade.

REUNIÕES TÉCNICAS – Com respaldo da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a equipe da URBTEC™ orientou, ainda na manhã da terça-feira (14), servidores municipais, arquitetos do município, vereadores e membros do Conselho Municipal de Planejamento (Coplan) a participarem da primeira reunião de preparação técnica e da oficina de leitura técnica.


Os encontros possibilitaram uma aproximação entre as equipes das atividades previstas no cronograma e que as mesmas pudessem conhecer a metodologia aplicada ao planejamento e às atividades solicitadas para a coleta de informações e dados técnicos relativos ao município.


Durante a oficina, os participantes tiveram acesso aos oito questionários online que tratam de assuntos relativos: ao Plano Diretor Municipal Vigente (2008); ao Plano de Ação e Investimento (PAI); à Legislação Urbanística; aos Instrumentos do Estatuto da Cidade; ao Licenciamento e à Fiscalização; à Infraestrutura e aos Equipamentos Públicos; ao Planejamento e à Gestão Pública; e ao Desempenho do Conselho Municipal de Planejamento (Coplan).


Homem em pé falando em frente ao microfone. Ao fundo, um telão com uma apresentação.
Gustavo Taniguchi, Diretor da URBTEC™, discursando no evento de abertura.

A revisão do Plano Diretor de Pato Branco está divida em fases e, neste momento, encontra-se em etapa de mobilização, levantando demandas com a sociedade, com as entidades e com os órgãos, cujas temáticas serão analisadas de modo a permitir que o projeto seja estruturado.


Os eventos técnicos foram realizados no auditório do Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Pato Branco. A conclusão da revisão do Plano está prevista para o início de 2023. Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura Municipal: https://patobranco.pr.gov.br/