top of page

População de Campina Grande do Sul (PR) colabora com os Planos Diretor e de Mobilidade em Oficina Comunitária

Evento público foi uma oportunidade para a comunidade campinense-do-sul enriquecer o diagnóstico do planejamento municipal


sentadas em torno de uma mesa, 9 pessoas fazem anotações em um mapa do município. sobre a mesa há ainda um celular, canetas, papéis e copos descartáveis.
Participantes pontuaram aspectos positivos e negativos do município no evento participativo. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A população de Campina Grande do Sul (PR) participou da primeira oficina comunitária para construção coletiva do diagnóstico da revisão do Plano Diretor e da elaboração do Plano de Mobilidade do município paranaense. O evento público aconteceu na noite de 08 de fevereiro na Secretaria Municipal de Ação Social, Família e Cultura, no Jardim Paulista.


Os participantes colaboraram com suas percepções sobre o território nas temáticas: habitação; infraestrutura, equipamentos e serviços públicos; meio ambiente; mobilidade; socioeconômico; e uso e ocupação do solo. As contribuições serão somadas à leitura técnica do município, compondo a segunda etapa dos planos, que estão sendo desenvolvidos concomitantemente.


“Ficamos contentes com a participação da população nos eventos do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade. É importante este processo, pois determinará o crescimento do nosso município nos próximos anos, tanto em infraestrutura, como em desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Jeanderson Tell Souza de Oliveira.

O evento participativo consistiu em uma capacitação inicial pela URBTEC™, a empresa contratada para conduzir os trabalhos, e foi seguido pelo momento de debate em grupos temáticos. Com o auxílio de mapas e fichas, a comunidade pontuou aspectos positivos e negativos do município nos temas propostos. Ao final, um representante de cada grupo compartilhou os principais assuntos discutidos, possibilitando a complementação pelos demais grupos.


 “A construção coletiva do diagnóstico é essencial para entendermos as reais necessidades do município. Somente entendendo a realidade atual poderemos propor soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável de Campina Grande do Sul”, comentou o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.

As equipes técnicas da prefeitura e da consultora URBTEC™ irão sistematizar as contribuições que estarão disponíveis para consulta pública nos documentos da etapa. As leituras comunitárias somadas às técnicas irão compor o diagnóstico municipal, que irá embasar a construção das propostas na etapa seguinte. Mais informações sobre os planos, bem como o canal para envio de contribuições, podem ser encontrados no site: www.planoscampina.com.br


Confira a Galeria de Fotos:

Fotos: Matheus Carneiro/URBTEC™

 

Comments


bottom of page