Cerimônia entre representantes do PARANACIDADE e da AMEP consolidou a entrega dos trabalhos técnicos da URBTEC™
A URBTEC™ apresentou à Secretaria das Cidades (SECID) os destaques dos trabalhos da consultoria para o desenvolvimento de três regiões metropolitanas do Paraná. Em reunião no dia 16 de junho de 2023 com representantes do Paranacidade e da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), foi oficializada a entrega dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) das Regiões Metropolitanas de Londrina (RML), de Maringá (RMM) e de Cascavel (RMCA).
Os trabalhos dos PDUIs da RML e RMM foram finalizados em dezembro de 2022, e o da RMCA em abril de 2023. Ao todo, foram desenvolvidos 40 produtos e 18 relatórios, frutos de extensas análises técnicas e de um processo participativo com cerca de 220 eventos.
A cerimônia de entrega dos PDUIs contou com a presença do Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que elogiou os trabalhos realizados pela consultora URBTEC™, salientando a importância do planejamento para o desenvolvimento das regiões.
“Considero hoje um dia muito importante, pois agora temos estes trabalhos técnicos para guiar o desenvolvimento destas regiões e de suas cidades”, celebrou o secretário.
Na reunião, os representantes do Paranacidade compartilharam suas experiências acerca do processo de elaboração dos PDUIs. Os produtos e relatórios estão sendo discutidos internamente por técnicos da SECID antes de serem encaminhados à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, apresentou brevemente uma síntese dos diagnósticos e das propostas, e outros detalhamentos dos três PDUIs.
“Estamos muito satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos e temos convicção de que os PDUIs têm potencial para melhorar de fato a qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou Gustavo.
Após de ter realizado os PDUIs das Regiões de Londrina, Maringá e Cascavel, a URBTEC™ iniciou em 2023 a elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba, em conjunto com a Technum, pelo Consórcio PDUI-RMC Sustentável.
Comentarios