Escritório de ATHIS é inaugurado em Canaã dos Carajás (PA)
- Matheus Carneiro
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Município paraense inaugura escritório público de assistência técnica de habitação de interesse social

O escritório público de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) foi inaugurado em 24 de junho de 2025 no município de Canaã Dos Carajás, no Pará. Representantes da URBTEC™ apresentaram os detalhes do Masterplan e do Plano de Ações elaborados no programa Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).
Estiveram presentes no evento de lançamento o Vice-Prefeito de Canaã dos Carajás, Dinilson José dos Santos; o Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB), Geam Meirey; o coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Silvio Guimarães; e as representantes da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Cecília Martins e Ana Luísa Silva.
“É uma honra para a nossa equipe fazer parte de projetos como este, que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estamos muito satisfeitos com a concretização desse trabalho”, comentou Gustavo Taniguchi, diretor executivo da URBTEC™.
O projeto é um dos seis selecionados pelo programa Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), promovidos pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, implementado pelo Ministério das Cidades e pela GIZ, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), da Alemanha.

Em abril de 2025, a URBTEC™ participou da inauguração do Circuito Viva o Centro, em Uberaba (MG), outro projeto do mesmo programa no qual a consultoria atuou.
CONSTRUINDO O AMANHÃ
O escritório público de ATHIS em Canaã dos Carajás integra o projeto “Construindo o Amanhã”, e englobou ações para a promoção de habitação de interesse social e qualificação urbana. No evento de inauguração do escritório, os arquitetos urbanistas Igor Costa Spanger e Mariana Kszan, da URBTEC™, explicaram como foi o processo de elaboração do Masterplan e do Plano de Ações para a área de intervenção — que abrange o bairro Santa Vitória.

Além do escritório, foram propostas melhorias para o espaço público da região, como requalificação de ruas, arborização, mobiliário urbano, acessibilidade universal, ampliação de calçadas, e conexão entre equipamentos de saúde, esporte e lazer.
O escopo do projeto envolveu ações relacionadas à governança, legislação, intervenções urbanas e replicação do modelo em outros contextos. Ao todo, foram estruturadas 52 ações, distribuídas em quatro planos: Intervenções; Comunicação; Participação, Gênero e Direitos Humanos; e Monitoramento.
O material técnico elaborado contemplou um guia de padrões urbanísticos com soluções para calçadas estreitas e arborização, um caderno com tipologias de plantas habitacionais e um roteiro com as etapas de estruturação do Escritório Público de ATHIS.
Comments