URBTEC™ participa da inauguração do Circuito Viva o Centro, em Uberaba
- issantisst
- 7 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.

No último sábado, 5 de abril, o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, acompanhado dos consultores técnicos Fábio Domingos Batista e Igor Costa Spanger, participou da inauguração do Circuito Viva o Centro, em Uberaba (MG). O circuito consiste em um passeio pelos principais marcos históricos de Uberaba, conectando edificações e espaços públicos que representam diferentes fases do desenvolvimento urbano da cidade.
O evento contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, de servidores da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) representando a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e do Ministério das Cidades. Em reconhecimento à contribuição da consultoria na implantação do circuito, o diretor da URBTEC™ recebeu da prefeitura um exemplar do ladrilho que marca o projeto.
“Agradeço em nome de toda a nossa equipe multidisciplinar, estendendo os agradecimentos às equipes desta gestão municipal e ao time das empresas e instituições de cooperação envolvidas na execução do circuito”, declarou Taniguchi.
Também estiveram presentes: a diretora do Projeto Cidade Presente, Sarah Habersack; o coordenador técnico do Cidade Presente, Daniel Wagner; a Diretora do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do MCID, Cristiana Scorza Guimaraens; e a secretária de Planejamento de Uberaba (SEPLAN), Isabella Soares Nascimento; além de vereadores e outras autoridades. A programação incluiu um passeio pelo circuito e visita a algumas atrações.

REQUALIFICAR E INTEGRAR – A inauguração marca a entrega de uma das etapas do projeto Viva o Centro, que busca a requalificação do centro histórico de Uberaba por meio da integração de diferentes ações e instrumentos urbanísticos, contemplando temas como habitação, mobilidade, microclima, patrimônio histórico, turismo e cultura.
O roteiro inclui 18 atrações principais e outras sete complementares, sinalizadas com totens e placas informativas, além de ladrilhos nas calçadas com a imagem do dinossauro Uberabatitan ribeiroi, fóssil símbolo da cidade. A proposta visa fortalecer o vínculo da população com o centro histórico e estimular o turismo cultural e patrimonial local.
O Viva o Centro é um dos seis projetos selecionados pelo programa Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O programa é implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), da Alemanha.
Comments