A URBTEC™ participou, na terça-feira, 3 de setembro, das atividades relativas à produção do módulo de atualização de conhecimentos em política industrial no Paraná, evento promovido pela UniSENAI-PR e pelo Sistema Fiep. Nessa etapa, o evento contou com a participação do ex-prefeito Cassio Taniguchi, que ministrou uma palestra sobre “A Política Industrial como Estratégia para o Desenvolvimento Municipal” no terceiro módulo do curso.
O evento também contou com a presença: do diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi; da reitora da UniSenai-PR, Fabiane Franciscone; do presidente da Fiep, Edson de Vasconcelos; e demais autoridades e representantes do setor da indústria do Paraná.
Cassio Taniguchi, que foi prefeito de Curitiba em dois mandatos (1997–2004), também participou da gravação do podcast relacionado ao módulo da jornada de atualização de conhecimentos. Em ambos os momentos, ele compartilhou sua trajetória profissional e abordou conceitos de planejamento urbano, além das estratégias adotadas que impactaram a evolução da política industrial do município.
Durante a palestra, ele destacou o projeto de implantação da Cidade Industrial de Curitiba, quando ainda presidia a Urbanização Curitiba (URBS, 1972–1975). Segundo ele, esse período representou uma revolução para o desenvolvimento industrial na cidade, aumentando a competitividade industrial em âmbito municipal e regional.
“Foi um momento de grande transformação econômica, com elevação das receitas municipais, um clima de otimismo para as intervenções urbanas, maior atração e confiança de investidores, maior participação do estado em investimentos de infraestrutura e modernização do parque industrial, além de melhorias no sistema viário”, afirmou Taniguchi.
Os participantes puderam acompanhar os movimentos adotados ao longo da carreira, que visavam fortalecer a economia local, atrair indústrias e investimentos, e elaborar projetos de urbanização e engenharia para modernizar o parque industrial do município.
Taniguchi enfatizou que o aumento da produtividade é essencial para a retomada do crescimento da indústria brasileira. Ele destacou a importância da dinamização dos negócios com o uso de tecnologia e inovação, da desconcentração do processo de industrialização e da atenção ao desafio do crescimento urbano nas regiões metropolitanas.
O ex-prefeito finalizou sua participação apresentando exemplos de projetos voltados ao desenvolvimento econômico de pequenos municípios, que não requerem grandes áreas de ocupação. Esses locais funcionam como incubadoras que se utilizam das novas tecnologias e da criatividade em seus projetos, e ainda são capazes de atrair e reter no município o público jovem altamente conectado às inovações tecnológicas.
Commentaires