URBTEC™ participa da entrega de 100 propostas para revitalizar o Centro de Curitiba (PR)
- Matheus Carneiro
- 15 de abr.
- 2 min de leitura

A URBTEC™ participou, na segunda-feira (14), da cerimônia de entrega ao prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel, das sugestões urbanísticas desenvolvidas no “Sprint Urbano” — ação colaborativa que resultou na elaboração de 100 ideias para a revitalizar o centro da cidade. As propostas para um "Centro 100%" foram inicialmente apresentadas na última edição do Smart City Expo Curitiba, e repassadas ao prefeito e demais autoridades no auditório do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, no Centro.
A entrega ocorreu na presença da presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme e Marcelo Fachinello, Secretário do Governo Municipal e de representantes do secretariado municipal, incluindo as pastas de Urbanismo, Fundação de Ação Social, Defesa Social, Comunicação, além de outros órgãos e institutos vinculados à administração pública municipal. Também contou com a presença de vereadores e outras autoridades.
O diretor Gustavo Taniguchi e a equipe de profissionais da URBTEC™ — que integraram a iniciativa, acompanharam o encontro e cumprimentaram o prefeito. Ele recebeu dos coordenadores do Sprint uma peça de design em formato de fogareiro, que simboliza a tradição de reunir pessoas em torno do fogo para discutir soluções coletivas para a melhoria da vida em sociedade — neste caso, direcionadas à área central da capital.
Durante o evento, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão com as propostas apresentadas. “Estamos aqui com nossos representantes da administração pública para demonstrar a importância que damos a este trabalho desenvolvido em prol da revitalização do centro da nossa cidade. É com este time que queremos apreciar as propostas em reuniões temáticas no IPPUC e avançar para concretizar iniciativas nos próximos quatro anos”, destacou.

Entre as sugestões recebidas, o prefeito ressaltou a relevância das iniciativas voltadas ao retrofit de edificações, à ampliação da oferta habitacional na área central e, especialmente, às ações sociais que promovam inclusão e garantam dignidade à população em situação de vulnerabilidade.
Os protótipos das ideias para a requalificação do centro para os próximos 25 anos estão disponíveis para acesso público. Os organizadores do Sprint anunciaram, ainda, que as propostas serão apresentadas como case internacional na próxima edição do Smart City Expo Barcelona, na Espanha, com o objetivo de projetar as soluções urbanísticas de Curitiba no cenário global.
O Sprint Urbano foi promovido pelo iCities, a partir de pedidos de entidades de classe como a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Federação do Comércio (Fecomércio), para a recuperação da região central de Curitiba. O trabalho é um resultado concentrado da atuação de 100 profissionais de arquitetura e urbanismo, do setor imobiliário, da construção, de mercado e da academia, além de entidades empresariais.
Comentários