URBTEC™ participa da atualização do PDDI-RMBH

Atualizado: 8 de fev.

Durante o lançamento da atualização do PDDI-RMBH, os técnicos do Consórcio apresentaram a metodologia e o cronograma de ações que contam com ampla participação da população


Mulher em pé discursando em um palco, com bandeiras ao fundo e telão com a logo do plano.
A atualização do PDDI-RMBH irá avançar o desenvolvimento sustentável da região metropolitana de Belo Horizonte. | Foto: Agência RMBH

O Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), abriu os trabalhos da atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), em evento promovido na sexta-feira (28).


O Consócio PDDI-RMBH Sustentável é liderado pela consultora URBTEC™, e conta com a parceria da Envex, responsáveis pela condução da atualização deste Plano, que envolve 34 municípios e a capital mineira.


Gustavo Taniguchi, coordenador-geral do Consórcio e diretor da URBTEC™, destaca a importância do PDDI-RMBH. “Acho relevante e desafiador o processo de atualização, que deve integrar e construir a visão metropolitana, considerando a participação popular”, afirma.


No evento de lançamento, a arquiteta e urbanista do Consócio, Débora Follador, representando a URBTEC™, e o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Charliston Moreira, apresentaram a metodologia aplicada ao desenvolvimento do Plano e o cronograma com atividades que incluem a ampla participação pública, com reuniões livres, audiências, oficinas e eventos comunitários.


Outro destaque foi a organização dos trabalhos, que vão desde a preparação e metodologia até o encerramento, previsto para dezembro de 2022, quando deve acontecer a sistematização de todo trabalho e a institucionalização das diretrizes e propostas pactuadas com a sociedade.


Ao longo deste processo, serão contempladas as fases de diagnóstico e prognóstico, além de proposições em relatórios técnicos, cujas diretrizes devem estar de acordo com a legislação vigente e as sugestões elaboradas com atenção às analises consolidadas no processo de revisão do PDDI-RMBH de 2011.


O objetivo da atualização é promover ajustes no último estudo realizado, revisitando os conceitos, os debates e a participação. Finalizada a atualização, o resultado será encaminhado à Assembleia Legislativa, conforme previsto no Estatuto da Metrópole, a fim de prover um plano atualizado e condizente com a realidade da região.


Estão disponíveis os canais de comunicação direta com a Agência RMBH, pelos quais a população poderá, a qualquer momento, dialogar e participar da construção coletiva desta atualização, disponibilizados no endereço: www.agenciarmbh.mg.gov.br.

***


Leia mais: Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH será atualizado