top of page

URBTEC™ participa da apresentação final do Planmob de Caxias do Sul (RS)



Em frente à mesa diretora da câmara de vereadores, um grupo de pessoas está em pé segurando o produto final do plano. Ao fundo, em uma tela de projeção, está o logo do plano de mobilidade de caxias do sul.
Em sessão realizada na Câmara Municipal de Vereadores, o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, fez a entrega do Caderno Síntese do Planmob para o Secretário Alfonso Willenbring Júnior, da SMTTM.

Em 27 de março, a URBTEC™ conduziu a apresentação final do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) de Caxias do Sul (RS), em uma sessão realizada na Câmara Municipal de Vereadores. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), reuniu autoridades, técnicos, servidores municipais e representantes da sociedade caxiense.


Durante a apresentação técnica, o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, destacou a abrangência do plano, que integra o planejamento urbano, transporte e trânsito, alinhado aos princípios de inclusão e sustentabilidade. Ele enalteceu o fato do Planmob já ter sido aprovado na Casa Legislativa e sancionado pelo Poder Executivo em dezembro de 2023.


“Como Lei Municipal, este Planmob dispõe de forma responsável sobre a política municipal de mobilidade e transporte, além do plano diretor de transportes e mobilidade urbana do município, e de outras providências capazes de atender ao interesse coletivo”, afirmou.

Durante a sessão, foram detalhadas as etapas de elaboração do Planmob, desde a pré-elaboração até a institucionalização, com destaque para a participação popular por meio de oficinas, workshops e reuniões comunitárias.


O relatório final inclui o diagnóstico abrangente, com levantamentos realizados em dezenas de bairros, totalizando 117 quilômetros de calçadas, 82,26 quilômetros de malha viária, 44 quilômetros de malha cicloviária e levantamentos em 3.211 pontos de ônibus.


A apresentação final ainda enfatizou as diretrizes, propostas e ações apresentadas para um horizonte de 10 anos. Os munícipes também foram incentivados a continuarem participando das próximas fases, que envolvem os processos de monitoramento e implantação das propostas apresentadas neste plano.


Durante a sessão, representantes da comunidade expressaram suas considerações sobre o processo de planejamento que resultou na conclusão deste plano, e parabenizaram as equipes envolvidas na elaboração deste importante instrumento urbanístico.


Após um breve debate sobre assuntos relativos à infraestrutura municipal que atendem à mobilidade, o Secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, recebeu o Caderno Síntese do Planmob, que foi entregue pelo representante da URBTEC™.


Os documentos e relatórios relacionados ao Planmob estão disponíveis no site oficial da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

bottom of page