top of page

URBTEC™ inicia o Plano de Mobilidade Urbana de Pato Branco (PR)

Atualizado: 18 de mar.

 Audiência Pública, pesquisas e levantamentos são as primeiras atividades deste planejamento setorial do município paranaense.


Fotografia de auditório com pessoas sentadas. Ao fundo, homem em pé discursa em frente a uma tela projetada com figuras e textos sobre mobilidade urbana.
O Plano de Mobilidade Urbana de Pato Branco é o segundo trabalho da consultoria no município do sudoeste do Paraná. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

O início do processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Pato Branco (PR) foi marcado pela realização da 1ª Audiência Pública em 22 de fevereiro, no auditório do Largo da Liberdade. Uma série de pesquisas operacionais, entrevistas e levantamentos também fizeram parte do início dos trabalhos no município do sudoeste paranaense. 


A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é o segundo trabalho da URBTEC™ em Pato Branco. Em 2023, a consultoria desenvolveu a revisão do Plano Diretor Municipal, cuja lei principal foi sancionada em dezembro do mesmo ano.


"É muito gratificante ver o avanço do nosso trabalho em Pato Branco. Após o esforço para a revisão do Plano Diretor Municipal, estamos confiantes de que o Plano de Mobilidade Urbana irá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o crescimento ordenado da cidade", declarou Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™.

Na audiência, a população pato-branquense pôde conhecer o escopo e a estrutura dos trabalhos que serão executados pela empresa de consultoria URBTEC™ em conjunto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Os participantes puderam contribuir com dúvidas e sugestões acerca desse planejamento setorial.


Fotografia de auditório com pessoas sentadas. Ao fundo, um homem em pé fala para uma mesa com três pessoas sentadas. Há o brasão do município na parede de fundo e, ao lado, uma projeção com o título "Momento de Contribuições".
Os pato-branquenses puderam contribuir com suas expectativas e sugestões para o planejamento da mobilidade urbana do município. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Com a pactuação da primeira etapa, “Metodologia, cronograma e mobilização”, foram iniciados os trabalhos para a construção da leitura da realidade municipal, referente à segunda etapa do plano. Essa fase compreende pesquisas com a população e levantamentos em campo para construir o diagnóstico do município, juntamente das contribuições da sociedade nos eventos públicos. 



Entre as atividades previstas para desenvolver os cenários de análise técnica, destacam-se: as pesquisas de comportamento na circulação (com entrevistas com os cidadãos em seus domicílios, com perguntas sobre origens e destinos, preferências e opiniões); o levantamento dos padrões de deslocamento (com contagem volumétrica de tráfego, que quantifica e classifica os veículos em interseções); e inventário físico (que quantifica e qualifica a infraestrutura de mobilidade urbana). No site do PMU, é possível consultar informações, documentos e enviar contribuições a qualquer momento.

 

MOBILIDADE URBANA

Os planos de mobilidade urbana são planejamentos setoriais que buscam otimizar os deslocamentos por meio de leis municipais que projetam melhorias para a locomoção dos cidadãos e dos bens. Entre os conceitos que guiam os planos, destacam-se a integração, a acessibilidade e a sustentabilidade, e assuntos como trânsito, sinalização, calçadas, ciclovias, transporte público coletivo, acessibilidade universal e segurança viária. 

Comments


bottom of page