Audiência Pública, pesquisas e levantamentos são as primeiras atividades deste planejamento setorial do município paranaense.
O início do processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Pato Branco (PR) foi marcado pela realização da 1ª Audiência Pública em 22 de fevereiro, no auditório do Largo da Liberdade. Uma série de pesquisas operacionais, entrevistas e levantamentos também fizeram parte do início dos trabalhos no município do sudoeste paranaense.
A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é o segundo trabalho da URBTEC™ em Pato Branco. Em 2023, a consultoria desenvolveu a revisão do Plano Diretor Municipal, cuja lei principal foi sancionada em dezembro do mesmo ano.
"É muito gratificante ver o avanço do nosso trabalho em Pato Branco. Após o esforço para a revisão do Plano Diretor Municipal, estamos confiantes de que o Plano de Mobilidade Urbana irá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para o crescimento ordenado da cidade", declarou Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™.
Na audiência, a população pato-branquense pôde conhecer o escopo e a estrutura dos trabalhos que serão executados pela empresa de consultoria URBTEC™ em conjunto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Os participantes puderam contribuir com dúvidas e sugestões acerca desse planejamento setorial.
Com a pactuação da primeira etapa, “Metodologia, cronograma e mobilização”, foram iniciados os trabalhos para a construção da leitura da realidade municipal, referente à segunda etapa do plano. Essa fase compreende pesquisas com a população e levantamentos em campo para construir o diagnóstico do município, juntamente das contribuições da sociedade nos eventos públicos.
Entre as atividades previstas para desenvolver os cenários de análise técnica, destacam-se: as pesquisas de comportamento na circulação (com entrevistas com os cidadãos em seus domicílios, com perguntas sobre origens e destinos, preferências e opiniões); o levantamento dos padrões de deslocamento (com contagem volumétrica de tráfego, que quantifica e classifica os veículos em interseções); e inventário físico (que quantifica e qualifica a infraestrutura de mobilidade urbana). No site do PMU, é possível consultar informações, documentos e enviar contribuições a qualquer momento.
MOBILIDADE URBANA
Os planos de mobilidade urbana são planejamentos setoriais que buscam otimizar os deslocamentos por meio de leis municipais que projetam melhorias para a locomoção dos cidadãos e dos bens. Entre os conceitos que guiam os planos, destacam-se a integração, a acessibilidade e a sustentabilidade, e assuntos como trânsito, sinalização, calçadas, ciclovias, transporte público coletivo, acessibilidade universal e segurança viária.
Comments