Buscar
  • Paulo Grein

URBTEC entrega planos Diretor e de Mobilidade de Canoinhas

Processo de revisão durou 18 meses e vai nortear o crescimento da cidade pelos próximos 10 anos.




No último dia 03 de novembro, foram entregues os documentos finais referentes à revisão do Plano Diretor e à elaboração do Plano de Mobilidade de Canoinhas. A partir da conclusão dos processos, o município passa a dispor de propostas de ordenamento territorial atualizadas e de estratégias para enfrentamento dos desafios da mobilidade urbana para os próximos anos.


Ao longo dos 18 meses de trabalho, foram promovidos eventos públicos, reuniões técnicas, oficinas comunitárias e outros eventos complementares, visando a integração e participação dos diversos setores da sociedade civil organizada e da população em geral nos planos.


Uma vez aprovados pela Câmara de Vereadores, os planos Diretor e de Mobilidade vão estabelecer os princípios que deverão nortear o desenvolvimento urbano e a mobilidade local. O arcabouço legal e os Planos de Ação e Investimentos produzidos ao longo do processo terão impacto no cotidiano da população, disciplinando o uso e ocupação do solo urbano, definindo a abertura de novas vias e indicando as ações prioritárias ao município.

Segundo o secretário de Planejamento, João Engelberto Linzmeier, “o Plano Diretor é um marco para a administração municipal, pois vai nortear nossas decisões e, portanto, esperamos que a Câmara tenha uma visão mais moderna e que consiga aprová-lo em um curto espaço de tempo e sem muitas alterações”, afirmou o secretário.


Apesar da pandemia do Covid-19, os trabalhos referentes à revisão e à elaboração dos Planos Diretor e de Mobilidade tiveram prosseguimento, sendo amplamente utilizados os recursos tecnológicos disponíveis, que permitiram a continuidade do trabalho em conjunto com a observância das legislações pertinentes e visando a prevenção à transmissão do Covid-19.

Segundo o diretor da Urbtec, engenheiro civil Gustavo Taniguchi, “a elaboração dos planos foi mais um desafio para a Urbtec. Foram realizadas várias pesquisas e levantamentos da mobilidade urbana, identificando os principais problemas do município. Para o Plano Diretor, foram realizadas várias oficinas comunitárias e técnicas, coletando as informações para a elaboração das propostas para o futuro de Canoinhas” detalhou, enfatizando a importância da participação popular nos processos. “Foi fundamental o envolvimento da sociedade e o comprometimento da equipe técnica do município, que desde o princípio participaram do planejamento, diagnóstico e propostas tanto para o Plano Diretor, quanto para o Plano de Mobilidade Urbana”, finalizou Taniguchi.

8 visualizações

Av. João Gualberto, 1721, Curitiba, PR 80.030-001 | contato@urbtec.com.br | +55 41 3281-1900

 

  • Facebook Social Icon