top of page

URBTEC™ apresenta propostas do Sistema de Transporte Coletivo Distrital de Guarapuava



Homem falando no microfone em primeiro plano, ao fundo, plateia sentada assiste o apresentador.
Com o Plano, os usuários do transporte coletivo distrital poderão se beneficiar de um sistema de maior qualidade, eficiência, conforto e confiabilidade.

Em Audiência Pública promovida pela Prefeitura de Guarapuava na noite de quinta-feira (13/10), os técnicos da URBTEC™ apresentaram as propostas para o novo sistema de transporte coletivo distrital para Entre Rios, Guairacá, Guará e Palmeirinha.


O evento público aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de parlamentares e representantes de organizações sociais, entidades e movimentos vinculados aos vários segmentos da sociedade civil, com atuação nos territórios de Guarapuava e seus distritos.


O Plano de Transporte Coletivo Distrital do município também traz as diretrizes que devem constar no processo de licitação das empresas interessadas em ofertar o serviço voltado ao atendimento da população dos distritos.


A participação pública no evento constitui-se como importante parceria da comunidade para os esforços de mobilização da construção democrática do Plano, com o objetivo de demonstrar e debater publicamente a respeito dessa temática.


Durante a audiência, Gustavo Taniguchi, o diretor da URBTEC™, empresa responsável pelo Plano, apresentou para todos os presentes as metodologias das pesquisas que embasaram as propostas de linhas e itinerários.


“O plano de transporte distrital é justamente este conjunto de ações, o diagnóstico das propostas, do cálculo tarifário, do modelo da concessão de forma organizada. Também fazemos um assessoramento ao município durante o processo de licitação, ajudando com os esclarecimentos técnicos e jurídicos sobre o que for pertinente ao sistema”, explica Gustavo.


DISTRITALVários fatores foram levados em conta, como a demanda pelo transporte distrital, o tempo de locomoção dos passageiros e até as características que os ônibus precisam ter para melhor atender os seus usuários.


Na ocasião também foi apresentada a situação do sistema de transporte distrital atual, que serviu para auxiliar as análises para a criação do novo sistema. A audiência ainda ficou aberta para que os participantes pudessem dar sugestões e esclarecer suas dúvidas sobre o projeto.

Grupo de pessoas em pé posando para a foto.
Autoridades locais e representantes de diferentes secretarias marcaram presença no evento público.

Ainda segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, “o novo plano procura atender da melhor forma possível e com mais abrangência os distritos de Guarapuava. Então, é muito importante que tiremos as nossas dúvidas não só com a Secretaria de Trânsito, mas também com a empresa que fez o estudo técnico, para que o estudo atenda à nossa população”.


Também foi informado que será aberto um edital para o processo de licitação. As empresas que quiserem participar, devem atender às condições básicas descritas no edital que será disponibilizado no site da prefeitura. Todo o material apresentado na audiência está disponível no site da prefeitura, na aba da Secretaria de Trânsito e Transportes com o nome “Plano de Transporte Distrital”.


Comentários


bottom of page