URBTEC™ apresenta estudos de mobilidade urbana no 2º Encontro de Usuários da PTV Brasil
- Matheus Carneiro
- 11 de set.
- 2 min de leitura
Em evento de simulação de tráfego, os especialistas da URBTEC™ apresentaram algumas metodologias e tecnologias aplicadas no desenvolvimento de planos de mobilidade urbana.

A URBTEC™, consultora especializada em planejamento urbano e mobilidade, marcou presença no 2º Encontro de Usuários da PTV Brasil, realizado entre os dias 3 e 5 de setembro de 2025, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT), em São Paulo. O evento, promovido pela PTV, referência mundial em softwares de simulação de tráfego e transporte, reuniu profissionais, pesquisadores e empresas de todo o país para workshops, apresentações de estudos de caso, troca de experiências e networking.
A URBTEC™ foi convidada a apresentar dois projetos recentes, desenvolvidos com o apoio das soluções da PTV: Macrossimulação do Plano de Transporte Coletivo de Guarapuava (PR); e o Método de Hierarquização Viária para a Região Metropolitana de Curitiba (PR).

As apresentações ficaram a cargo dos engenheiros Alceu Dal Bosco Junior, Helena Pauline Schulz Rotta e do diretor Gustavo Taniguchi, que destacaram como o uso de ferramentas de simulação contribui para um planejamento urbano mais eficiente e embasado em dados, fortalecendo a formulação de políticas públicas de mobilidade.
“Participar de um evento como este é uma oportunidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e fortalecer a rede de profissionais que trabalham com planejamento de mobilidade urbana no Brasil. Para nós, é motivo de orgulho ver nossos projetos reconhecidos em um espaço tão relevante”, afirma Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™.
Além da participação técnica, a equipe brilhou também no quiz interativo sobre a empresa alemã e seus softwares, alcançando a primeira colocação com a engenheira Helena Pauline Schulz Rotta e o segundo lugar com o engenheiro Alceu Dal Bosco Junior.
A participação da URBTEC™ reafirma o compromisso da empresa em aplicar metodologias inovadoras e tecnologias de ponta, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.




Comentários