top of page

Processo de revisão do PDOT avança na fase de diagnóstico

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Leituras comunitárias dão voz aos moradores do Distrito Federal

Grupo de cerca de 20 pessoas discute sobre sua regional. Sentados em círculo, há um mesa no centro com mapas.
População discute a realidade de suas regiões

Sete oficinas temáticas aconteceram no mês de outubro, garantindo a participação popular na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT-DF).


Os eventos aconteceram presencialmente e também de forma virtual, abrangendo todas as Unidades de Planejamento Territorial (UPT), e respectivas Regiões Administrativas (RA), possibilitando que centenas de cidadãos compartilhassem suas realidades.


O processo de revisão do PDOT-DF está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), com o auxílio da empresa consultora URBTEC™ para a condução do processo de participação social. Todas as contribuições serão consideradas para a construção do diagnóstico, a ser apresentado em Audiência Pública.


Estavam presentes nos eventos presenciais o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Leandro Oliveira, e a secretária executiva de Planejamento e Preservação da SEDUH, Giselle Moll. Também se fizeram presentes os administradores das Regiões Administrativas do Distrito Federal.


Em todas as ocasiões, as autoridades fizeram falas que reforçavam a importância da participação da sociedade na revisão do PDOT-DF, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001).

______________


FORMATO HÍBRIDO


Na dinâmica dos eventos presenciais os participantes elencaram pontos positivos e negativos sobre suas regiões e puderam fazer anotações em mapas, apresentando uma síntese no final.

População, antes de adentrar o local da oficina, passa pela mesa de credenciamento. Há cerca e 10 pessoas na imagem, sendo 3 delas sentadas na mesa realizando o atendimento enquanto os cidadãos aguardam em fila.
Participantes realizam credenciamento antes do início do evento

Foram obedecidas todas as medidas sanitárias para redução de riscos relacionados à pandemia de COVID-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento social e disponibilização de álcool em gel.


No primeiro plano, logo na entrada do evento, há uma bancada com pias e álcool em gel para higienização das mãos, em segundo plano a mesa de credenciamento para entrada no evento.
Foram obedecidos todos os protocolos para diminuir o risco de contaminação de COVID-19

Ao mesmo tempo, no evento virtual, a população se manifestava pelo chat, abrindo suas câmeras e microfones. Também foram aplicadas enquetes que mostravam resultados imediatos, intensificando a interatividade da dinâmica.


Grupo de 6 pessoas discute e faz anotações sobre mapa.
Foram elencados os pontos positivos e negativos sobre diversos temas

As discussões foram guiadas pelos eixos temáticos: Gestão Social da Terra; Habitação e Regularização; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; e Mobilidade.


População ouve sentada em fileiras enquanto membro da equipe técnica fala ao microfone.
Após uma rápida introdução, a população foi dividida em grupos de acordo com as suas regiões administrativas para compartilhar suas visões

______________


BATERIA DE OFICINAS


A primeira oficina aconteceu na manhã do dia 2 de outubro, cobrindo a UPT VII – Sul (RAs Gama, Santa Maria, Riacho Fundo II e Recanto das Emas). No dia 9 de outubro foi a vez da UPT IV – Oeste (RAs Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Por do Sol, Sol Nascente e Brazlândia).


Grupo de 4 pessoas faz anotações sobre mapa.

A terceira oficina aconteceu na tarde do dia 9, abrangendo a UPT III – Central Adjacente II (RAs Núcleo Bandeirante, Guará, Riacho Fundo I, Águas Claras, Arniqueira, Vicente Pires, SIA e SCIA / Estrutural).


Pessoas escutama presentação dos demais sentados em carteiras escolares em uma quadra esportiva coberta.
Ao final, um representante de cada grupo apresentou uma síntese com os principais pontos discutidos

As oficinas temáticas da UPT VI - Leste (RAs Paranoá, São Sebastião, Jardim Botânico e Itapoã) e UPT V - Norte (RAs Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal) ocorreram no dia 16 de outubro.


Secretário Mateus Leandro fala ao microfone. Em primeiro plano estão duas pessoas sentadas de costas, enquanto o secretário está em pé. Ao fundo há uma projeção com o logo do PDOT.
O Secretário Mateus Leandro Oliveira esteve presente nos eventos engajando os participantes

Por fim, no dia 23 de outubro, foi a vez da UPT II - Central Adjacente I (RAs Lago Sul, Lago Norte, Varjão e Park Way) e UPT I - Central (RAs Plano Piloto, Cruzeiro, Candangolândia e Sudoeste/Octogonal).


Secretária de planejamento fala ao microfone. Ao fundo há uma projeção com palavras de agradecimento e o logo do PDOT.
A Secretária Executiva de Planejamento e Preservação da SEDUH, Giselle Moll, reforçou a importância da participação popular e parabenizou o esforço de todos para construir um futuro melhor para o Distrito Federal

PRÓXIMOS PASSOS


A partir das contribuições recolhidas, a SEDUH e a consultora irão trabalhar para processar o diagnóstico comunitário, que será apresentado junto ao diagnóstico técnico na Audiência Pública.


Acompanhe o andamento da revisão do PDOT-DF pelo site www.pdot.seduh.df.gov.br/, onde também é possível enviar suas contribuições a qualquer momento.







bottom of page