População é ouvida em oficinas temáticas da revisão do PDOT-DF

Atualizado: 8 de Nov de 2021

Moradores das UPTs V e VI participam de eventos e expressam suas realidades

Cerca de 70 pessoas participam de oficina. Estão sentadas enfileiradas em cadeiras na quadra de um ginásio de esportes.
População do Distrito Federal participa de oficina temática

Mais duas oficinas temáticas aconteceram no sábado (16), garantindo a participação popular na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT-DF).


Os eventos abrangiam os moradores das Unidades de Planejamento Territorial (UPT) V - Norte (Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal) e VI – Leste (Paranoá, São Sebastião, Jardim Botânico e Itapoã).


Nessas oportunidades, as pessoas puderam discutir e levantar pontos positivos e negativos acerca dos temas: Gestão Social da Terra; Habitação e Regularização; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; e Mobilidade.


Grupo de cerca de 20 pessoas discute sobre sua regional. Sentados em círculo, há um mesa no centro com mapas.
Os participantes foram divididos em grupos para discutir sobre suas regiões

Os apontamentos foram sintetizados e apresentados posteriormente por um representante de cada grupo. Todas as contribuições foram arquivadas e serão levadas em consideração para a complementação do diagnóstico da revisão do PDOT-DF.


As oficinas ocorreram de forma presencial, no Centro Educacional São Francisco (CED Chicão), e no Ginásio de Esportes Sobradinho. Ao mesmo tempo, ocorriam oficinas de maneira virtual, pela plataforma Zoom e transmissão pelo Youtube.


Em ambos formatos houve a participação do Secretário Mateus Leandro de Oliveira e outros representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH).


Também estavam presentes representantes da consultora URBTEC™, que está auxiliando todo o processo de revisão do PDOT-DF.


Pessoa preenche uma ficha com pontos levantados na oficina. Sobre a mesa há vários papéis com listas, mapas, adesivos e canetas coloridos.

Na semana seguinte, acontecerão as duas últimas oficinas temáticas, cobrindo a UPT II - Central Adjacente I (Lago Sul; Lago Norte; Varjão; Park Way) e a UPT I - Central (Plano Piloto; Cruzeiro; Candangolândia; Sudoes/Octogonal). Após esses eventos, haverá uma Audiência Pública que consolidará todas as contribuições dessa segunda fase da revisão do PDOT, de diagnóstico. Todos os detalhes podem ser consultados no site http://www.pdot.seduh.df.gov.br/, onde também é possível enviar contribuições a qualquer momento.