top of page

Prefeitura de Novo Hamburgo inicia o processo de revisão do Plano Diretor

Equipes da prefeitura e da URBTEC™ começam os trabalhos para atualizar o planejamento urbano do município gaúcho.


Três pessoas sentadas conversando com uma mesa à frente e ao fundo três bandeiras alçadas.
Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Prefeita e Diretor da URBTEC™ em reunião inaugural do PDUA.

A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (RS) iniciou oficialmente o processo de revisão do seu Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA) com a assinatura da Ordem de Serviço na noite de 06 de junho, em reunião com o Conselho da Cidade (Concidade).


“Novo Hamburgo caminha para uma área de tecnologia e inovação, há um trabalho muito forte para transformar a cidade em um laboratório aberto de inovação”, declarou a prefeita Fátima Daudt.

Com formação em gestão estratégica de território urbano, a prefeita disse estar familiarizada com ações voltadas ao Plano Diretor e que vai acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades nessa revisão.


O PDUA de Novo Hamburgo é um instrumento de planejamento urbano que irá orientar o desenvolvimento sustentável do município para os próximos 10 anos, abordando aspectos relacionados a temas como infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, mobilidade, entre diversas outras áreas.


A revisão será desenvolvida por um grupo de trabalho composto por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), em parceria com a empresa de consultoria URBTEC™, vencedora do processo licitatório.


Auditório com pessoas sentadas assistindo a uma apresentação. À frente, homem de pé apresentando.
Gustavo Taniguchi, Diretor da URBTEC™, apresenta o Plano aos membros do Concidade.

O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, afirmou que a consultoria está comprometida com os trabalhos e que sua equipe se coloca inteiramente à disposição dos técnicos e gestores do município.


“Estamos juntos no desenvolvimento das ações que faz deste momento uma grande oportunidade para alavancar o desenvolvimento sustentável do município, por meio de um planejamento moderno e consistente que concilie os anseios da população e as análises técnicas”, comentou Taniguchi.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, apontou que há uma grande expectativa a respeito dessa revisão e destacou a importância do PDUA para o planejamento de um futuro melhor para a cidade.


“Vamos modernizar o Plano Diretor, preparar melhor nosso crescimento e nossa visão de futuro com as prerrogativas de hoje. Em 2004, quando foi feito o Plano, Novo Hamburgo era uma cidade bastante industrial, hoje temos um foco maior na área de comércio e serviços”, afirmou a Secretária.

Roberta também comentou sobre a necessidade de solucionar problemas como os alargamentos viários e as questões referentes às Áreas de Preservação Permanente (APPs) e à saúde pública. “Será um esforço para retomar a característica de cidade próspera e inovadora, por meio de um desenvolvimento ordenado e planejado”, completou.



Três pessoas de pé segurando um papel.
Lais Corteletti, Diretora de Desenvolvimento Urbano, Roberta Gomes de Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Gustavo Taniguchi, Diretor da URBTEC™, assinam a Ordem de Serviço, oficializando o início da revisão do PDUA.

A última revisão do PDUA é de 2010, o que faz com que esse momento de atualização seja de extrema relevância para a atualização da legislação urbanística de Novo Hamburgo. A atual revisão tem previsão de finalização para abril de 2023.


INÍCIO DOS TRABALHOS


Durante a semana de lançamento, as equipes técnicas da prefeitura e da consultoria iniciaram a coleta de dados e a troca de informações sobre as áreas como uso do solo, meio ambiente, habitação, desenvolvimento econômico, geoprocessamento e comunicação. Além disso, foram realizadas visitas aos bairros para conhecer a realidade vivenciada pelos moradores no município.


Pessoas sentadas envolta de uma mesa.
Técnicos da URBTEC™ e das Secretarias da Prefeitura se reunem para diálogos iniciais.


PARTICIPAÇÃO POPULAR


A participação da sociedade civil é essencial no processo, sobretudo se considerado o caráter democrático pretendido para o Plano. Por isso, a população será envolvida ao longo de toda a elaboração do PDUA, com destaque para os eventos públicos como audiências e oficinas.


No site da prefeitura haverá uma página dedicada ao PDUA, na qual a população poderá consultar os documentos, relatórios e demais informações sobre o Plano. É possível enviar contribuições a qualquer momento para o endereço de e-mail gtpdua@novohamburgo.rs.gov.br.

bottom of page