top of page

População participa da Audiência do Plano de Mobilidade Urbana de Colombo

Este foi o primeiro evento público para aproximar a população do planejamento e das ações que buscam melhorar o trânsito urbano e o dia a dia da população.


Auditório com pessoas sentadas em cadeiras. Homem em pé ao fundo apresentando em frente a uma projeção.
Prefeitura de Colombo e URBTEC™ apresentam Plano de Mobilidade à população colombense.

A Prefeitura de Colombo e a URBTEC™ realizaram na quinta-feira (18/05) a primeira Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), que está em desenvolvimento para melhorar o fluxo de veículos na cidade e garantir benefícios para a locomoção dos cidadãos.


O evento foi promovido para aproximar a população das ações técnicas do planejamento do plano, voltado à otimização da mobilidade e às garantias de mais segurança no trânsito e no acesso ao transporte público.


“São propostas que buscam facilitar os deslocamentos e garantir facilidades e acesso à infraestrutura, melhorando o dia a dia de todos que utilizam o transporte coletivo e fazem uso dos meios de transporte individuais, coletivos ou de modos ativos para locomoção, como o uso de bicicletas e a pé”, explicou o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.

Na ocasião da audiência, foram apresentados a conceituação do PMU e o cronograma das atividades. Também houve espaço para sanar as dúvidas e colher as sugestões da população que participou presencial e virtualmente.


Auditório com pessoas sentadas em cadeiras. Homem em pé ao fundo apresentando em frente a uma projeção.
O planejamento visa otimizar a circulação de pessoas e veículos, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

O estudo está sendo conduzido pela URBTEC™, em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e de Planejamento, Orçamento e Gestão. O plano é fundamentado nos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal n.º 12.587/20125).


PRÓXIMOS PASSOS – O Plano segue para a fase de Diagnóstico e Prognóstico, na qual serão realizadas pesquisas junto à população. O levantamento de dados servirá para fazer uma leitura da atual realidade da mobilidade no município.


Auditório com pessoas sentadas em cadeiras. Mulher em pé ao fundo apresentando em frente a uma projeção.
O PMU se iniciou em abril de 2022 e os trabalhos ocorrerão ao longo do ano.

A partir das análises, o Plano seguirá para a etapa de diretrizes e propostas, com proposições de melhorias para a cidade. E, por fim, na fase de consolidação serão apresentados os resultados das atividades na forma de minuta de lei, a ser apreciada pela Câmara de Vereadores do Município.


Em todas as fases do Plano, a população pode participar com contribuições nos eventos públicos — como nas audiências e oficinas —, além da participação continuada por meio da página do Plano no site da prefeitura e por envio de e-mails para o endereço disponibilizado a seguir: mobilidadecolombo@gmail.com.

bottom of page