As populações de Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral, e de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram das audiências públicas promovidas nos dias 29 e 30 de março para discutir os planos de mobilidade e de transporte coletivo em desenvolvimento pela URBTEC™. As audiências aconteceram no período noturno com supervisão das equipes técnicas municipais e participação de prefeitos e demais autoridades.
Na quarta-feira (29), os técnicos se reuniram com os munícipes no Teatro Municipal Raquel Gomes, onde aconteceu a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e do Plano Municipal de Transporte Coletivo de Paranaguá.
Nessa ocasião, os técnicos da URBTEC™ apresentaram a síntese do diagnóstico, que mostra nesta etapa o panorama da mobilidade no município litorâneo. Os participantes tiveram a oportunidade de contribuírem com informações, sugestões e críticas construtivas que ajudam no planejamento das propostas a serem apresentadas na próxima fase.
“Trazemos um retrato da mobilidade no município, lembrando que haverá uma audiência exclusiva para tratarmos de questões relacionadas ao transporte coletivo, que neste município está sendo ofertado com o programa da tarifa-zero”, disse o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.
O evento também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Paranaguá. A sessão contou com a presença do Prefeito Marcelo Roque e da Secretária Municipal de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, além de outras autoridades.
“Estamos pensando a longo prazo, trazendo tranquilidade, acessibilidade e conforto, e parabenizo o trabalho de todos os técnicos envolvidos para seguirmos em frente com as discussões das melhorias da mobilidade urbana no município”, disse o prefeito de Paranaguá.
Ainda no Litoral, na quinta-feira (30), os técnicos se reuniram em audiência com a população de Pontal do Paraná para discutirem questões relacionadas ao plano de transporte coletivo municipal. Foram apresentadas proposta de implantação do novo sistema, com indicações para elaboração do edital de licitação para oferta do serviço. Essa sessão foi aberta pelo Prefeito Rudão Gimenes, que destacou a importância do transporte coletivo com qualidade e eficiência para a população.
“Queremos a recuperação da demanda perdida na pandemia e por outros fatores, e, para isso, queremos trabalhar com uma nova concessão para o atendimento com eficiência e qualidade no horizonte dos próximos 10 anos”, disse o prefeito de Pontal do Paraná.
Também participaram da sessão o Secretário de Projetos e Planejamento Urbano, Heitor Gonçalves Kayamori, e os vereadores de Pontal do Paraná, Ezequiel Tavares, Juvanete Pereira, Cirineu Marca e Deigaelte de Jesus Oliveira.
Ao mesmo tempo, na noite de quinta-feira (30/03), outra audiência pública estava sendo conduzida por técnicos da URBTEC™ no município metropolitano de Colombo. Lá, tratou-se da realização da 3ª audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana, transmitida pelo canal da Prefeitura no YouTube.
Os colombenses conheceram propostas e diretrizes para melhorias do transporte coletivo e da infraestrutura viária, com sugestões para a implementação dos serviços de táxis, transporte por aplicativo e transporte de cargas, entre outros. Mais uma vez, puderam deixar suas contribuições e participar da construção coletiva do plano de mobilidade de sua cidade.
Essa audiência publica contou com a presença do Vice-Prefeito Alcione Luiz Giaretton, de vereadores e de representantes do Ministério Público, do DNIT, do CAU/PR e da ACIC. Os documentos relativos às audiências públicas acima mencionadas, encontram-se disponíveis para consulta no site oficial das prefeituras dos municípios: Paranaguá, Pontal do Paraná e Colombo.
Leia também:
Comments