top of page

População de Palmas contribui com propostas aos Planos de Mobilidade e do Transporte Coletivo


O evento acontece em um auditório. Capturada a partir do fundo do auditório, a imagem retrata em primeiro plano o público sentado de costas nas cadeiras do auditório, elas são vermelhas e cada uma tem uma numeração. No palco, Gustavo apresenta em pé em frente a um telão com um slide que retrata vários modos de transporte, estão sendo exibidos  respectivamente ícones de motocicletas, bicicletas, ônibus, carros, e pedestres em pé e também com cadeira de rodas.

Na quinta-feira (14/12), os cidadãos de Palmas marcaram presença na primeira audiência pública dos Planos de Mobilidade e do Transporte Coletivo, realizada pela equipes municipal e da URBTEC™. Nessa ocasião, os munícipes tiveram a oportunidade de conhecer as diretrizes, propostas ações que visam melhorar as condições do fluxo e deslocamentos, facilitar o acesso universal e aumentar a segurança no trânsito. 


A audiência contou com a participação de gestores, vereadores e outras autoridades. "Trazemos uma síntese de propostas que buscam melhorar a mobilidade em todo o município e favorecer os deslocamentos de pedestres, destacando incentivos ao uso de modais ativos como as bicicletas", disse o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.



A imagem retrata Gustavo, em pé em frente ao telão. Na projeção, está apresentado um mapa com uma microssimulação de tráfego do cenário tendencial de carregamento viário de Palmas. O mapa exibe linhas verdes, amarelas, laranjas e vermelhas que representam, respectivamente, as vias menos carregadas e as mais carregadas.

A equipe consultora apresentou os planos com nove diretrizes, 30 propostas e 380 ações delineadas para abranger áreas vitais do sistema viário e implementações para os modos motorizados e não motorizados. Foram também destacados os principais pontos de conflito no trânsito, apresentando sugestões para melhorar o escoamento de cargas e agilizar os deslocamentos na área urbana.


Além disso, foram abordadas propostas que deram ênfase em mudanças significativas para ampliar as linhas do transporte público. Os participantes se envolveram ativamente, contribuindo com sugestões para a implementação de novas linhas, otimização da sinalização, regulamentação dos serviços oferecidos por transporte por aplicativos, e outras ideias para atender demandas específicas, como as de estudantes, professores e funcionários da universidade que se utilizam do transporte coletivo.


Concluída esta audiência, o processo de planejamento avança para a fase de institucionalização e elaboração do anteprojeto que poderá se transformar em lei municipal. Essas ações contam com a participação ativa da comunidade, visando a construção de um futuro mais eficiente e sustentável para a mobilidade em Palmas. Para obter mais informações, consulte o site oficial da Prefeitura Municipal de Palmas. 

Comments


bottom of page