top of page

População contribui com propostas para o futuro do transporte coletivo e mobilidade de Palmas (PR)

Eventos participativos avançam o desenvolvimento dos planos setoriais do município paranaense

Pessoas envolta de uma mesa com mapas e fichas.
A oficina comunitária foi uma oportunidade para a população sugerir propostas para o futuro do município. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

O futuro da mobilidade urbana e do transporte coletivo de Palmas (PR) foi o tema das discussões nas oficinas de propostas em 20 de julho de 2023. Os eventos são parte da terceira etapa do Plano de Mobilidade Urbana e do Plano de Transporte Coletivo, que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Trânsito e Urbanismo, com a consultoria da URBTEC™.


Pela manhã, a oficina técnica contou com a presença de servidores públicos, vereadores e representantes de instituições. À noite, a população contribuiu com sugestões de melhorias para o município na oficina comunitária. Os eventos aconteceram no auditório do Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos (CPEA).


"Neste momento de elaboração de propostas, é ainda mais crucial a participação ativa da população. Isso garante que os planos sejam direcionados para atender aos reais interesses e necessidades da comunidade", declarou Alceu Dal Bosco Junior, engenheiro civil e coordenador técnico dos planos.

Auditório com pessoas sentadas. Ao fundo, homem em pé no palco fala no microfone ao lado de uma tela.
Anteriormente à dinâmica dos eventos, os participantes assistiram a uma apresentação sobre os conceitos principais e os destaques do diagnóstico dos planos. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Os eventos públicos cumprem com os princípios da participação popular e da gestão democrática, instituídos pela Lei Federal n.º 12.587/2012 — a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A priorização dos modos não motorizados, a garantia da acessibilidade universal e a eficiência no transporte coletivo também são orientações da PNMU.


CONSTRUÇÃO COLETIVA

Nas oficinas, os participantes assistiram a uma apresentação inicial com conceituações e destaques do diagnóstico. Em seguida, formaram-se grupos de discussão para debater melhorias para o município, com o auxílio de materiais de apoio como fichas e mapas.

Pessoas sentadas envolta de uma mesa com mapas e fichas.
Mapas, fichas e outros materiais de apoio auxiliaram na espacialização e na categorização das propostas da população. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Foram discutidas propostas para temas como tráfego, segurança viária, linhas de ônibus, ciclovias, pavimentação, acessibilidade, sinalização e transporte escolar, entre outros. Todas as contribuições serão analisadas pelas equipes técnicas e enriquecerão o desenvolvimento dos planos. Os documentos já elaborados podem ser consultados no site da Prefeitura (www.pmp.pr.gov.br/mobilidade).


PRÓXIMOS PASSOS

As contribuições da população serão somadas aos estudos técnicos da terceira etapa dos planos, que será apresentada posteriormente em audiência pública. A quarta e última etapa se dedicará à institucionalização do Plano de Mobilidade Urbana e à minuta do edital de concessão do transporte público coletivo.





Comments


bottom of page