top of page

População de Pato Branco participa de mais uma audiência da fase de propostas do PDM


Equipe Técnica da URBTEC™ apresenta propostas do Plano Diretor à população. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Uma nova audiência pública foi promovida na quarta-feira (10/05) para apresentar para a população pato-branquense uma segunda versão do relatório de propostas e diretrizes do Plano Diretor Municipal (PDM). A sessão foi realizada na Câmara de Vereadores, com transmissão ao vivo pelo canal do município no YouTube.


Desde a primeira divulgação do conteúdo propositivo, a sociedade civil tem participado fortemente com o compartilhamento de sugestões e críticas construtivas. Após a deliberação técnica, o conteúdo apresentado pela URBTEC™ neste novo evento participativo buscou demonstrar as sugestões acatadas da sociedade civil, destacando os novos parâmetros de uso e ocupação.


"Temos que garantir o crescimento seguro da cidade nos próximos 10 anos, com atenção às fragilidades que se apresentam no diagnóstico deste município", disse a arquiteta e urbanista Manoela Feiges, Coordenadora do PDM.

Nesta nova versão, ela também apontou para as sugestões que buscam implementar o sistema viário do município, com criação de rotas dentro do perímetro urbano, vias que melhoram o fluxo em áreas já adensadas, e acesso ao meio rural. Os participantes novamente contribuíram com sugestões e críticas construtivas, e puderam mais uma vez se manifestar para tirarem suas dúvidas e enviarem mais contribuições.


PARTICIPAÇÃO

O evento contou com a presença de representantes de setores da sociedade civil, vereadores e outras autoridades.


“Estamos em um processo de construção coletiva deste novo plano diretor, que desejamos que seja bom para todos e que possa atender, dentro do possível, ao maior número de pessoas e ao interesse coletivo”, disse o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero.

Até o momento, a revisão do Plano Diretor Municipal de Pato Branco se apresenta com 19 diretrizes, 221 propostas e 238 ações. A próxima fase consiste na Etapa 4 – do Plano de Ação e Investimento (PAI) e institucionalização –, com elaboração de minutas de lei e especificações de instrumentos urbanísticos.


A próxima fase prevê ainda a realização de eventos técnicos e a realização da quarta audiência pública, além da Conferência Municipal. Esses serão divulgados pela imprensa local e pelos canais oficiais do município. Para acompanhar o PDM, basta entrar no site oficial da Prefeitura Municipal de Pato Branco e acessar a página do Plano Diretor Municipal.


Comments


bottom of page