População conhece propostas para a mobilidade na Lapa (PR)


Homem em pé falando no microfone, com televisão e janelas ao fundo e cadeiras e mesas compondo o cenário
O Plano de Mobilidade propõe diversas melhorias para o município

A Segunda Audiência Pública do Plano de Mobilidade da Lapa aconteceu na noite de quinta-feira (27). Na ocasião, a população pode conhecer diversas propostas e ações de melhorias para a mobilidade no município.


O evento aconteceu de forma híbrida, presencialmente na Câmara da Lapa e virtualmente pelos canais do Youtube e Facebook da casa legislativa. A sociedade lapeana conheceu mais detalhes sobre o andamento do Plano, que será finalizado nos próximos meses.


Entre as ações apresentadas, destacam-se os semáforos e rotatórias que visam melhorar a fluidez e a segurança do trânsito, e o novo Sistema de Transporte Público, que irá otimizar as viagens, as conexões, coberturas e os tempos de deslocamento.


Mulher em pé falando no microfone
A Doutora em Engenharia de Transportes, Marcia de Andrade Pereira Bernardinis, explicou as estratégias utilizadas para a elaboração das propostas

Os estudos que embasam o Plano também priorizam os meios de transporte não-motorizados, a segurança viária e a qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, são projetadas rampas de acessibilidade, ciclovias, um novo calçadão da Rua Francisco Braga, entre outras intervenções urbanas.


Outro ponto relevante é a instauração do Dia da Segurança Viária, que consiste em trazer o debate da mobilidade para dentro das escolas. A ideia é inserir a conversa sobre mobilidade urbana no contexto escolar, para instruir os estudantes – e consequentemente suas famílias.


Para mais informações, acesse a página do Plano de Mobilidade no site da prefeitura. É possível consultar os documentos, as notícias e enviar suas contribuições. Comentários, críticas e sugestões também podem ser encaminhados para o e-mail planodemobilidadeurbana@lapa.pr.gov.br.