top of page

Plano Diretor de Cabedelo avança com eventos públicos

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Audiência Pública e Fóruns Comunitários marcam o início dos trabalhos da revisão do Plano Diretor do município paraibano


Pessoas envolta de uma mesa conversando e apontando para mapas.
População cabedelense participou ativamente dos primeiros eventos públicos da revisão do Plano Diretor Municipal. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A equipe da URBTEC™ realizou os primeiros eventos públicos do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cabedelo (PB). A Audiência Pública em 10 de abril e os Fóruns Comunitários nos dois dias seguintes marcaram o início das discussões acerca da atualização da legislação urbanística do município paraibano.


A Audiência Pública aconteceu no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na noite de segunda-feira (10). Na ocasião, a população pôde apreciar o conteúdo do Plano Executivo de Trabalho, que estrutura a execução da revisão do PDM, e contribuiu com dúvidas e sugestões. No evento, também foi iniciada a constituição do Grupo de Acompanhamento, que busca reunir representantes de diferentes segmentos da sociedade cabedelense para discutir mais profundamente a revisão.

Auditório com pessoas sentadas. Ao fundo, homem discursa ao lado de um telão.
Audiência Pública apresentou as etapas, os agentes envolvidos, as metodologias e outros detalhes que organizam a execução dos trabalhos da revisão do Plano Diretor. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Nos dias 11 e 12 de abril ocorreram quatro Fóruns Comunitários em diferentes regiões do município. Esses eventos participativos foram oportunidades para a população apontar as deficiências e potencialidades de Cabedelo, ajudando a construir o diagnóstico do Plano Diretor.


“Estamos no começo de um trabalho que é extremamente importante para o desenvolvimento do município. Junto com as equipes da prefeitura e com a população, vamos produzir um diagnóstico fidedigno à realidade e propor melhorias que de fato aprimorem a qualidade de vida da sociedade”, afirmou Gustavo Taniguchi, diretor executivo da URBTEC™.

A revisão do Plano Diretor Municipal de Cabedelo é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Comissão Técnica Municipal, formada por representantes das Secretarias de Planejamento Urbano e Habitação, de Uso e Ocupação do Solo, de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, de Comunicação, da Receita Municipal e da Procuradoria Geral do município.


O PLANO DIRETOR DE CABEDELO

A URBTEC™ foi a empresa vencedora do processo licitatório para realizar a consultoria da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Cabedelo (PB), instituído em 1997 e revisado em 2006. A atualização do PDM é essencial para direcionar o desenvolvimento do município, compatibilizando o planejamento urbano com a atual realidade do município e as demandas da população.


A revisão está amparada pelos princípios do desenvolvimento sustentável e em cumprimento ao Estatuto da Cidade. Serão abordadas diretrizes para diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente, moradia, desenvolvimento econômico, infraestrutura, uso e ocupação do solo, entre outros.


Todos os documentos e demais informações podem ser consultados no site oficial do Plano Diretor (www.pdcabedelo.com.br), para o qual também é possível enviar contribuições a qualquer momento.

bottom of page