Buscar
  • Paulo Grein

Plano de outorga terá pesquisa com usuários do transporte coletivo de São Bento do Sul.



O Secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves e o diretor de Projetos Rodrigo Matos da Silva estiveram reunidos com representantes da empresa URBTEC - Planejamento, Engenharia e Consultoria para dar início aos trabalhos de pesquisas com os usuários do transporte coletivo urbano no município.


As pesquisas, segundo a programação, serão realizadas neste momento, pois em seu período programado originalmente foram prejudicadas devido aos reflexos da greve dos caminhoneiros, copa do mundo e férias escolares.


As pesquisas que serão realizadas contarão com o trabalho de quatro pesquisadores da empresa, juntamente com seis pesquisadores contratados em São Bento do Sul através do Sine. Os trabalhos já iniciarão na próxima segunda-feira, dia 27 e abordarão:


Pesquisa Origem-Destino Embarcada: Esse levantamento tem por objetivo identificar os principais movimentos nas linhas de transporte coletivo do município. Pesquisadores devidamente identificados farão entrevistas durante o percurso das linhas de transporte para levantar junto aos usuários do sistema a origem e destino da viagem, nos picos manhã e noite. São estimados levantamentos nos 50 veículos operacionais da empresa operadora.


Pesquisa Frequência e Ocupação Visual: A pesquisa visa aferir a demanda ao longo dos itinerários das linhas. São propostos 10 pontos para a realização desse levantamento nos picos manhã, meio-dia e noite.


Pesquisa Censo de Terminal: Esta pesquisa tem como objetivo levantar a quantidade de pessoas que embarcam e desembarcam nos terminais de transporte (Centro, Oxford, Serra Alta e Centenário). São propostas pesquisas nos terminais nos picos manhã, meio-dia e noite.


A partir dos dados coletados será realizada a modelagem do sistema de transporte coletivo, onde será possível a utilização de sistemas de informação (software) para o diagnóstico complementar do sistema de transporte coletivo urbano e a realização de análises de cenários futuros.


Conforme comentou o secretário Luiz Claudio Schuves, "esta é uma importante etapa para a elaboração do Plano de Outorga. Serão coletadas estas informações durante dez dias", explicou.


Após a realização da pesquisa, a URBTEC terá o prazo de 30 dias para apresentar os resultados, e a previsão é de que no mês de novembro o Plano de Outorga seja entregue para elaboração do Termo de referência do edital para a realização da licitação do transporte coletivo urbano de São Bento do Sul.


Plano de outorga O plano de outorga definirá as diretrizes para a contratação de um Termo de Referência para contratação através de processo licitatório do Serviço de Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros no Município.


Diversas especificações serão elencadas como, por exemplo:  Itinerários a serem previstos Previsão da frota de veículos Metodologia e levantamentos Preço da tarifa  Previsão de isenções Especificação da frota Obrigações a serem previstas para concessionária


Joberth Krause – MTB 4280SC Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Bento do Sul Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154 | 6361.6148

8 visualizações
  • Facebook Social Icon

Av. João Gualberto, 1721, Curitiba, PR 80.030-001 | contato@urbtec.com.br | +55 41 3281-1900