top of page

Plano da orla de Cabedelo (PB) avança com eventos públicos

Atualizado: 25 de set. de 2023

A revisão do Plano de Gestão Integrada da Orla de Cabedelo está acontecendo simultaneamente à revisão do Plano Diretor Municipal

Pessoas em pé envolta de uma mesa em um barco. Ao fundo, paisagem de mar e árvores.
Representantes de diferentes setores da sociedade civil colaboraram com o desenvolvimento do PGI. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A URBTEC™ realizou uma série de eventos públicos para a revisão do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla de Cabedelo (PB) entre 23 a 29 de agosto de 2023. As oficinas de diagnóstico e propostas, reuniões setoriais e trabalhos de campo, aprofundaram os debates sobre o planejamento das orlas marítima, estuarina e fluvial do município peninsular.


As ações cumpriram com o objetivo de complementar o diagnóstico preliminar e construir propostas para o futuro dessa região. Além da equipe técnica da URBTEC™, também contribuíram ativamente as equipes da Prefeitura Municipal de Cabedelo, o Comitê Gestor Municipal do Projeto Orla, representantes da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB) e a sociedade civil.

Duas pessoas conversando, sentadas em cadeiras dentro de um barco.
A Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB) acompanhou todos os eventos, colaborando ativamente com os trabalhos. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

“Trata-se de um plano fundamental para ordenar o desenvolvimento da orla de Cabedelo, e, por isso, estamos todos comprometidos em construir um plano sustentável, equilibrando o crescimento econômico e a conservação desse lugar espetacular", disse o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

A fim de validar o diagnóstico preliminarmente elaborado pela equipe da URBTEC™, foi realizado, no dia 24 de agosto, um trajeto pelas orlas marítima e estuarina em uma embarcação do tipo catamarã. Utilizando fichas e mapas, os participantes pontuaram complementações por meio da observação do território. No dia seguinte, o percurso das praias foi realizado a pé.

Homem em pé fazendo anotações em uma prancheta em frente ao mar.
Participantes das oficinas complementaram o diagnóstico por meio do trabalho em campo. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Os trabalhos de campo resultaram na construção de um quadro detalhado e de cenários para cada trecho da orla, subsidiando as discussões das oficinas de propostas. Nesses eventos, realizados nos dias 28 e 29 de agosto, os cidadãos propuseram ações e diretrizes e desenharam cenários para o futuro da orla de Cabedelo.


Pessoas conversando sentadas em cadeiras envolta de mesas em uma sala.
Cidadãos cabedelenses debateram propostas para o futuro da orla do município. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Essas ações fazem parte da terceira etapa da revisão do PGI, denominada de “Planejamento Participativo”. A sistematização de todo esse conteúdo será pactuada na quarta e última fase da revisão, a “Consolidação do PGI”, que será integrada à revisão do Plano Diretor Municipal.


SOBRE O PGI

O Plano de Gestão Integrada é um instrumento de planejamento que ordena o desenvolvimento de espaços costeiros. A iniciativa faz parte do Projeto Orla, de iniciativa federal. Algumas das ações possíveis envolvem a preservação do meio ambiente, o fomento ao turismo, o ordenamento das atividades econômicas e a redução de conflitos de uso do solo, entre outras.

Elaborado em 2003, a atual revisão do PGI de Cabedelo está sendo realizada concomitantemente com a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), com o intuito de agregar as propostas do PGI aos produtos finais do PDM. Todos os documentos e informações estão disponíveis no site do PGI.


GALERIA DE FOTOS


Comments


bottom of page