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Pato Branco conclui a terceira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana

Fotografia de uma plenária com pessoas sentadas ao redor da mesa principal e em cadeiras do auditório. Na tela ao fundo, lê-se o título "Leitura do Regulamento", com um texto em várias linhas. Há câmeras posicionadas pqara registrar a sessão e uma plantas decorativas.

Na última quinta-feira (7), a Câmara Municipal de Pato Branco (PR) sediou a terceira e última audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana, marcando o fechamento de mais uma etapa do plano. Organizado pela prefeitura, com o apoio técnico da URBTEC™, o encontro reuniu autoridades, técnicos e a comunidade local, que participaram ativamente da definição de diretrizes para a mobilidade sustentável. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do município no YouTube, com o objetivo de apresentar as diretrizes, propostas e ações que guiarão o planejamento urbano de Pato Branco nos próximos dez anos.


A sessão foi aberta com a apresentação da equipe técnica, destacando a importância da audiência para a definição das metas do plano. “Este é um momento crucial para nossa cidade. As contribuições da comunidade são essenciais para que a mobilidade em Pato Branco seja inclusiva e sustentável”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumeleiro.


O engenheiro civil Alceu Dal Bosco Júnior, coordenador técnico do plano pela consultora URBTEC™, detalhou os principais eixos do Plano de Mobilidade. Ele destacou a prioridade dada ao transporte sustentável, com base nas condições que colocam os pedestres e ciclistas no topo das prioridades, seguidos pelo transporte coletivo e, por último, os veículos motorizados.


“Queremos garantir que o plano não apenas contemple, mas também estimule uma mobilidade mais segura, acessível e eficiente”, disse o coordenador técnico.

A equipe técnica apresentou ainda cerca de 370 ações específicas, distribuídas em quatro áreas estratégicas: circulação viária e sistema de trânsito, transporte coletivo, mobilidade individual e opções de transporte não motorizado. Durante a apresentação, os técnicos explicaram as etapas que guiaram o desenvolvimento do plano, incluindo diagnóstico, levantamento de necessidades, pesquisas de campo, elaboração de diretrizes e consolidação das ações propostas.


Também foi apresentado o cronograma de execução das ações, classificadas por prioridade (alta, média ou baixa) e com prazos estimados de implementação, incluindo projetos de curto, médio e longo prazos. Os técnicos explicaram que o monitoramento das ações será realizado anualmente, com a produção de relatórios e indicadores que permitirão acompanhar a evolução do plano e o cumprimento das metas estabelecidas.

 

Fotografia de uma sala com pessoas sentadas ao redor de uma mesa. Na tela ao fundo, há um slide com o título "Momento de Contribuições" e instruções.

CONTRIBUIÇÕES – Na etapa de contribuições, a comunidade trouxe reflexões e preocupações sobre o impacto das intervenções propostas. Os participantes comentaram temas como a acessibilidade de áreas residenciais, a superlotação e a frequência do transporte coletivo, e a segurança no trânsito em frente às escolas. A equipe técnica acolheu as observações e reiterou a importância do engajamento popular para ajustar o plano às reais necessidades da cidade.


No encerramento, a equipe técnica e os representantes municipais agradeceram pela participação de todos e destacaram o compromisso do município com a implementação das propostas aprovadas. Foram reforçadas as recomendações para que a população continue acompanhando e fiscalizando as etapas do plano, garantindo que ele seja efetivamente implementado e que traga benefícios concretos para a cidade.


As próximas fases envolvem a apresentação do plano à Câmara Municipal e, uma vez aprovado, o início do processo de implementação e monitoramento. A população poderá acompanhar o andamento das etapas finais do Plano de Mobilidade Urbana e consultar documentos no site da Prefeitura Municipal de Pato Branco, na seção dedicada à Secretaria de Planejamento Urbano.

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