top of page

Oficinas Comunitárias e Apresentações aprofundam o debate do Planmob de Caxias do Sul (RS)

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Eventos participativos apresentaram o diagnóstico e prognóstico prévios e recolheram contribuições da comunidade


Mulher falando em um púlpito em frente a um telão. Ao lado, bandeiras e pessoas sentadas.
A população caxiense pôde apreciar o conteúdo do diagnóstico e prognóstico prévios nos eventos públicos do Planmob de Caxias do Sul. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A equipe da URBTEC™ realizou seis eventos do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) de Caxias do Sul (RS) entre os dias 18 e 23 de março de 2023, junto à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), avançando o desenvolvimento do Planmob.


Foram duas Apresentações — uma à comunidade e outra às autoridades — e quatro Oficinas Comunitárias. Em todas as oportunidades, as equipes apresentaram uma síntese do diagnóstico e do prognóstico prévios e os(as) participantes puderam manifestar contribuições.


O titular da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior, afirmou que todo o processo está sendo realizado de maneira transparente e responsável, com ampla participação popular. A arquiteta e urbanista da URBTEC™ e coordenadora adjunta do Plano, Manoela Feiges, explicou que o trabalho é pautado pelos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) — Lei Federal 12.587/2012.


“Os conteúdos que estamos apresentando é resultado de muitas pesquisas, levantamentos e análise de dados, somados às contribuições da sociedade nos eventos anteriores. É um trabalho muito robusto”, declarou a urbanista.

A série de eventos se iniciou no dia 18 de março, com a Apresentação à Comunidade durante o Fórum Municipal de Avaliação Popular do Sistema de Transporte Público no Auditório da Prefeitura.


Pessoas sentadas em cadeiras. Ao fundo, mulher fala no microfone em frente a um telão e bandeiras.
Cidadãos(ãs) apreciaram e debateram o conteúdo do Planmob no Fórum Municipal de Avaliação Popular do Sistema de Transporte Público, em 18/03. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

Durante a semana, nas noites de segunda-feira a quinta-feira, a população participou das Oficinas Comunitárias promovidas na Faculdade Anhanguera, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade de Caxias do Sul e no Centro Universitário da Serra Gaúcha.


Na quarta-feira (22/03), houve a Apresentação às Autoridades na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Adiló Didomenico e de vereadores e secretários, entre outras autoridades e representantes de instituições.


Auditório com pessoas sentadas. Ao fundo, telão exibe logo do Planmob.
Cerca de 80 pessoas estiveram presentes na Câmara Municipal para participarem da Apresentação às Autoridades em 22/03. Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

OFICINAS COMUNITÁRIAS

As Oficinas Comunitárias do Planmob reuniram cerca de 160 pessoas nos quatro dias de eventos. Após uma exposição resumida sobre o diagnóstico e o prognóstico prévios, os(as) participantes se dividiram em grupos (modos motorizados coletivos, modos individuais e modos não motorizados) e sugeriram propostas.


A dinâmica também previa o exercício de analisar as viabilidades técnica, ambiental e econômica das propostas, além de elencar cinco prioridades apresentadas no final do evento. Todas as contribuições serão analisadas pelas equipes e incorporadas aos relatórios, norteando o desenvolvimento do Planmob. Temas como acessibilidade, integração dos modais de transporte, ciclomobilidade e infraestrutura viária estão entre os assuntos mais debatidos nas oficinas.


As apresentações utilizadas nos eventos podem ser consultadas na página do Planmob no site da Prefeitura, na qual estarão disponíveis os produtos assim que forem consolidados.

Confira abaixo a galeria de imagens das oficinas comunitárias (fotos de Matheus Carneiro/URBTEC™):


SOBRE O PLANMOB CAXIAS

O Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) de Caxias do Sul (RS) é um instrumento de planejamento urbano que busca otimizar os deslocamentos e melhorar o trânsito de pessoas e cargas no município, observando os princípios de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade. Conheça mais sobre o plano na página do Planmob no site da Prefeitura.

Comments


bottom of page