top of page

Mais de 500 pessoas participam de oficinas comunitárias em Juiz de Fora (MG) no projeto “Olhar a Cidade”

Eventos públicos mobilizaram a população juiz-forana para debater o futuro do município mineiro

Participantes da oficina debruçados sobre uma mesa escrevem, com canetas coloridas, em um grande papel pardo.
Cidadãos compartilharam seus desejos para o futuro de Juiz de Fora em dinâmicas participativas. | Foto: Morgana Carneiro/URBTEC™

A população de Juiz de Fora (MG) participou de 20 oficinas no mês de novembro de 2025 para o desenvolvimento dos Planos de Estruturação Urbana (PEUs), no projeto “Olhar a Cidade”. As 19 Oficinas de Diagnóstico e a Oficina de Estruturação Legislativa ocorreram em todas as regiões de planejamento do município e possibilitaram a ampla participação da sociedade civil.


Nessas oportunidades, mais de 500 participantes puderam apreciar a síntese do diagnóstico e contribuir com seus desejos para o futuro do município mineiro. As apresentações técnicas e a mediação das discussões foram realizadas pelas equipes da Prefeitura e do Consórcio Juiz de Fora Sustentável, composto pela URBTEC™ e a Envex.


Os eventos aconteceram entre os dias 03 e 18 de novembro e tinham como objetivo validar e aprofundar as análises técnicas, assim como compreender as aspirações da comunidade para seus territórios.


“A participação popular nas oficinas é fundamental para legitimar os processos de planejamento urbano. Ouvindo a população, conseguimos construir legislações urbanísticas que refletem os reais desejos e necessidades da população”, salientou Gustavo Taniguchi, coordenador executivo do Consórcio e diretor da URBTEC™.

Com o encerramento desse ciclo de oficinas, as equipes realizarão a sistematização das contribuições e o conteúdo do diagnóstico do município será aprofundado. As próximas etapas desse processo incluem a elaboração de propostas e o debate acerca da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.


 

DINÂMICA PARTICIPATIVA

As Oficinas de Diagnóstico iniciavam-se com uma apresentação técnica que sintetizava os conceitos principais dos PEUs e os destaques da realidade local apontada nos diagnósticos técnicos. Em seguida, os participantes se apresentavam individualmente e compartilhavam seus sonhos para o futuro da cidade, formando uma teia de intenções.


Participantes da oficina sentados em roda seguram um barbante branco que conecta todos. Um morador no centro fala enquanto os demais observam.
Na dinâmica 'Teia de Intenções', a comunidade expressou seus sonhos e reivindicações para o município. | Foto: Morgana Carneiro/URBTEC™

Por fim, as contribuições eram registradas e detalhadas em um cartaz coletivo. Na oficina de legislação urbanística, a apresentação técnica incluiu uma visão geral da legislação vigente e as discussões em grupo abordaram as possibilidades de soluções para o arcabouço legislativo.


Grupo diverso de moradores escreve simultaneamente em um grande papel pardo estendido sobre a mesa, utilizando canetas coloridas.
As manifestações de participantes foram registradas em um cartaz coletivo ao final das oficinas. | Foto: Morgana Carneiro/URBTEC™

Com a finalização dos eventos, as equipes técnicas iniciaram um trabalho meticuloso de análise das contribuições para validar e aprofundar as leituras do território e embasar a formulação de propostas nas etapas seguintes. Há, ainda, diversos eventos públicos previstos ao longo do processo de elaboração dos PEUs.

 

OS PEUs

Os Planos De Estruturação Urbana (PEUs), inseridos no projeto “Olhar a Cidade”, são instrumentos de planejamento urbano para atualizar as legislações urbanísticas acerca do parcelamento, uso e ocupação do solo, entre outras políticas urbanas. Estão sendo elaborados 10 PEUs, abrangendo as dinâmicas de todo o território urbano municipal, abordando aspectos como infraestrutura, mobilidade, habitação social, saneamento, meio ambiente e ocupação do solo.  Todas as informações sobre os PEUs, assim como os documentos e formas de participação estão disponíveis para no site: www.pjf.mg.gov.br/olhar-a-cidade.

 

 
 
 

URBTEC™ | Av. João Gualberto, 1721, 12º andar, Curitiba (PR) — 80030-001 |  contato@urbtec.com.br  |  +55 41 3281 1900

bottom of page