Gonçalenses contribuem na primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor
- 12 de jun
- 2 min de leitura

Os moradores de São Gonçalo (RJ) participaram, no dia 1º de junho, da Primeira Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Participativo, realizada na Câmara Municipal. Conduzido pela URBTEC™, o encontro reuniu representantes da Prefeitura, vereadores, lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil organizada e moradores interessados em contribuir com propostas para o futuro da cidade.
À frente da condução técnica da revisão, a URBTEC™ é responsável por organizar e desenvolver as etapas do processo, realizar a leitura da realidade atual do município, conduzir os espaços participativos, sistematizar as contribuições recebidas e elaborar os produtos que irão subsidiar a atualização do Plano Diretor. O trabalho inclui desde o diagnóstico de São Gonçalo até a construção das propostas e instrumentos que irão orientar o planejamento urbano do município nos próximos anos.
Na audiência, a equipe da URBTEC™ realizou a apresentação técnica e articulou o momento de contribuições, abrindo espaço para perguntas, sugestões e manifestações dos participantes presenciais e das pessoas que acompanharam a transmissão online.
Durante a apresentação, Gustavo Taniguchi, diretor da URBTEC™ e coordenador adjunto da revisão do Plano Diretor, destacou que a participação popular é essencial para que o trabalho reflita a realidade de São Gonçalo. Segundo ele, a equipe técnica contribui com método, experiência e organização, mas são os moradores, vereadores, lideranças e representantes locais que conhecem de perto o dia a dia da cidade.
“Podemos trazer método, organização e experiências de outros municípios, mas quem entende São Gonçalo são as pessoas que vivem aqui. São elas que conhecem os problemas, as urgências e as necessidades reais do território. Por isso, a participação da população é fundamental para construirmos uma leitura fiel da cidade e propostas que façam sentido para o futuro do município”, afirmou Gustavo Taniguchi.
Ao longo do encontro, representantes da sociedade civil, moradores e vereadores apresentaram contribuições sobre mobilidade urbana, transporte público, geração de empregos, acessibilidade, drenagem, prevenção de alagamentos, meio ambiente, agricultura familiar, cultura, habitação, saneamento, saúde e qualidade de vida.

As manifestações recebidas durante a audiência irão contribuir para a construção do diagnóstico do município, etapa que busca formar uma fotografia atual de São Gonçalo a partir da combinação entre dados técnicos e a experiência de quem vive a cidade todos os dias. Essa escuta será fundamental para orientar propostas mais próximas das necessidades da população.
A atuação da URBTEC™ seguirá nas próximas etapas da revisão, com novas atividades participativas, incluindo oficinas, reuniões e audiências públicas. O objetivo é garantir que diferentes vozes, territórios e segmentos da sociedade contribuam para a construção coletiva do Plano Diretor.



