Equipe da URBTEC™ marca presença no Smart City Expo Curitiba 2022

A participação do grupo tem como objetivos ampliar e atualizar o conhecimento técnico aplicado no planejamento urbano para o futuro das cidades.



Pessoas em pé na frente de um banner do evento
Equipe da URBTEC™ prestigia evento sobre cidades inteligentes

A equipe da URBTEC™ participa da programação do Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de cidades inteligentes, realizado nos dias 24 e 25 de março. A presença do corpo técnico na edição tem como objetivos ampliar conhecimentos e compreender conceitos e tecnologias aplicadas ao planejamento urbano e futuro das cidades.


Acompanhado de parte da equipe, o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, estava presente na abertura do evento na manhã de quinta-feira (24). Lá, ele se reuniu com prefeitos, secretários e gestores para prestigiar o Congresso.


“Este é um excelente momento para buscarmos inspiração e novos conhecimentos para aplicarmos em nossas atividades profissionais voltadas ao planejamento de cidades cada vez mais inteligentes” - Gustavo Taniguchi

Homem em pé na frente do palco do evento.
A URBTEC™ entrega inovações nas áreas de urbanismo, mobilidade e planejamento urbano há mais de 20 anos.

Após as boas-vindas das autoridades anfitriãs, a equipe da URBTEC™ assistiu a palestra ministrada pelo fundador do 8 80 Cities, Gil Peñalosa, especialista em Smart Cities. Ele destacou a necessidade de toda sociedade somar esforços para diminuir desigualdades e promover sustentabilidade para tornar as cidades um lugar ideal para todas as pessoas.


“Se as cidades forem pensadas para atender as necessidades de uma criança de 8 anos e pessoas de 80, certamente será um lugar bom para todo mundo viver”, defendeu o especialista.


Ainda pela manhã, os participantes assistiram ao debate realizado entre os prefeitos de Curitiba, São Paulo, João Pessoa, Recife e São Luís, que discutiram as transformações urbanas causadas pela pandemia. Eles falaram de suas experiências, das inovações e de novas tecnologias implementadas em benefício da população durante o enfrentamento do Covid-19 e em setores como a educação, mobilidade e segurança.


Na sequência, o grupo da URBTEC™ também visitou a área de exposição, onde há cerca de 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta.


CONGRESSO

Neste ano, a exposição traz o tema geral: “New cities for new humans” (novas cidades para novos humanos), e considera as aplicações em diversas etapas do desenvolvimento de planos e projetos urbanísticos. Um tema que, segundo os analistas, torna-se imprescindível ao desenvolvimento de projetos prioritários para a população.

Auditótio com pessoas sentadas e em pé.
O Smart City Expo acontece no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), e estima um público de 10 mil pessoas de 30 países.


Em dois dias de evento, cerca de 100 especialistas vão passar pela área do Congresso. Eles conduzem palestras sobre: Keynote and Inspirational Talk; Governança e uma Sociedade Inteligente; Inovação e Negócios Disruptivos; Tecnologias Inteligentes para as Cidades; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.


O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos originada pelo Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. Conta com a participação de profissionais com destaque nas áreas de arquitetura e urbanismo e projeção no cenário nacional e internacional.


O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions — Hub de negócios e soluções em cidades inteligentes — e conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

Sobre a URBTEC™

Em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável e a inovação por meio da tecnologia, a URBTEC™ entrega soluções na área de Planejamento e Desenvolvimento Urbano há mais de 20 anos, em projetos realizados no Brasil e outros países da América Latina. Para saber mais, visite o site: www.urbtec.com.br