top of page

Diretor da URBTEC™ debate o futuro do transporte público no Smart City Expo Curitiba


Pessoas sentadas em frente a um telão.
Gustavo Taniguchi e Sílvia Barcik conversam sobre o futuro do transporte coletivo. | Foto: Smart City 2023 Curitiba

O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, participou do grupo de discussão formado para debater o futuro do transporte público, em uma sessão promovida nessa quarta-feira (22/03), durante a realização do Congresso Smart City Expo Curitiba.


Taniguchi destacou a importância do planejamento urbano realizado com foco nas questões que priorizam o atendimento coletivo, com uso de tecnologias aplicadas ao sistema na oferta de serviços públicos com melhor custo-benefício e com mais conforto aos usuários, no caso do transporte público.


“O futuro das cidades começa com o planejamento urbano capaz de tornar os serviços públicos ainda mais eficientes e com capacidade de resolver problemas sociais, que incluem a mobilidade no espaço urbano, devendo atender às expectativas e promover mais satisfação aos usuários”, afirmou o diretor.

Para isso, explica, os gestores públicos encontram desafios para avançar com o sistema de transporte público em suas cidades. Entre outros, destaca a modicidade tarifária, bem como as melhorias de infraestrutura do sistema em geral e a segurança.


“São informações que aparecem como prioridades em nossas pesquisas aplicadas junto aos usuários e que são consideradas no planejamento por se tratarem de parâmetros definitivos nas escolhas de modais”, disse.

O debate contou ainda com a participação de Sílvia Barcik, diretora da Associação Brasileira de Veículos Elétricos. A sessão fez parte do primeiro dia de programação do congresso considerado o maior sobre cidades inteligentes do Brasil.


O Smart City Expo Curitiba estima reunir cerca de 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo do Parque Barigui, com programação de 22 a 24 de março de 2023. O evento é organizado pela Fira Barcelona Internacional.

Comments


bottom of page