top of page

Diagnóstico da mobilidade de Paranaguá é discutido em reunião técnica

Membros do Grupo de Acompanhamento debateram os resultados da segunda etapa dos Planos de Mobilidade e de Transporte Coletivo


Pessoas sentadas em cadeiras. Ao fundo, homem em pé fala ao microfone.
O Diagnóstico e o Prognóstico dos Planos de Mobilidade e de Transporte Coletivo são frutos de extensas análises técnicas, levantamentos e pesquisas com a população. | Foto: Matheus Carneiro/URBTEC™

A URBTEC™ apresentou em reunião técnica o diagnóstico e o prognóstico do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e do Plano Municipal de Transporte Público Coletivo de Paranaguá (PR). O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação no dia 27 de fevereiro de 2023, com membros do Grupo de Acompanhamento composto por representantes de diferentes setores da sociedade civil.


Os estudos estão na segunda etapa e serão apresentados à população parnanguara em audiência pública no dia 29 de março. O conteúdo resulta de extensas análises técnicas envolvendo pesquisas com a população, levantamentos de informações, modelagens e projeções.


“Realizamos um extenso trabalho de análises para entendermos a atual situação do município. Com esse diagnóstico, poderemos traçar propostas estratégicas para melhorar a situação da mobilidade e do transporte público”, explicou o diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.

Os Planos consideram diferentes aspectos gerais da mobilidade, institucionais, socioeconômicos, logísticos e de planejamento. Para isso, foram realizados levantamentos sobre os modos de transporte, o sistema de transporte público coletivo, os inventários físicos e o sistema de transporte de cargas, além de pesquisas de comportamento de circulação, pesquisas com usuários de bicicleta, entre outras metodologias de trabalho.


A Secretária de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, ressaltou que todos os documentos já estão disponíveis para consulta pública na página dos Planos no site da Prefeitura, e convidou todos a apreciarem os produtos e participarem da audiência.


Os Planos buscam propor soluções que beneficiem pedestres, ciclistas, motoristas, usuários do transporte coletivo e todas as formas de deslocamentos no município. São cinco fases que organizam os trabalhos. A etapa inicial, de Mobilização Social e Comunicação, tratou do início dos trabalhos e da definição do cronograma. A segunda etapa, de Diagnóstico e Prognóstico, aborda a situação atual de Paranaguá e suas tendências. A terceira, de Propostas, trará diretrizes e ações para melhoria da mobilidade parnanguara. Já a quarta etapa tratará especificamente do Plano de Transporte Coletivo, tendo como produto a minuta de edital para futura licitação, e a última etapa será a de Consolidação do Plano, na qual serão elaborados o Plano de Ações e Investimentos e as minutas de lei.


Comments


bottom of page