Consultores apresentam o recorte técnico da região metropolitana de Cascavel

Atualizado: 25 de mai.


Fotografia de auditório, com uma mulher de pé em destaque ao centro.
PDUI da Região Metropolitana Cascavel avança com Fórum Metropolitano

A equipe técnica da URBTEC™ apresentou na quinta-feira (19/05) uma aproximação do recorte metropolitano da região de Cascavel, durante a realização do Fórum Metropolitano, evento que faz parte da segunda etapa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Cascavel (PDUI-RMCA).


A sessão aconteceu na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel, e contou com a presença de prefeitos, vereadores, representantes de órgãos estaduais e técnicos dos municípios pertencentes a essa região metropolitana.


Por meio de vídeo, o Secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, saudou os participantes e destacou a importância do evento.

“Sabemos ser fundamental discutir as políticas públicas e participar do planejamento para se ter uma diretriz urbana sustentável e de qualidade, capaz de melhorar a vida dos cidadãos paranaenses”, disse Zucchi.

Além das consultoras, a mesa de autoridades também foi ocupada pelo Analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, pelo Presidente da AMOP e anfitrião para este evento e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak, e pelo Presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Tales Guilherme Riedi, que no ato representou Leonaldo Paranhos, Prefeito de Cascavel. Ao final do evento, eles esclareceram as dúvidas e ouviram as sugestões compartilhadas no espaço reservado para manifestações.


Fotografia de pessoas sentadas atrás de uma mesa.
Representantes do Paranacidade, URBTEC™ e prefeituras estiveram presentes no evento

Foram apresentados os critérios técnicos que definem quais são os municípios que integram o recorte metropolitano dessa região.

“São cidades classificadas com alto grau de integração metropolitana, tendo como base estudos oficiais já existentes e dados que consideram, entre outros, aspectos prioritários do planejamento territorial, meio ambiente e mobilidade metropolitana”, disse o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.

Dessa região participam legalmente os seguintes municípios: Anahy, Boa Vista de Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel (polo), Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Nova Aurora, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.


Ao longo do desenvolvimento do plano serão discutidas as funções públicas de interesse comum e os potenciais para implantar ações e serviços compartilhados na escala metropolitana, mediados por órgão gestor a ser criado.


O próximo passo é avançar para a fase de diagnóstico e propostas. O processo prevê a realização de audiências públicas para a participação comunitária, em espaços abertos para ouvir a população e receber contribuições que vão auxiliar no planejamento.


ADESÃO AO PLANO – Durante a realização do Fórum foi entregue aos prefeitos a Carta de Adesão ao Plano. Ao assinarem o documento, os gestores passaram a apoiar o desenvolvimento do plano, dispondo-se a contribuir com a mobilização da comunidade através da divulgação de ações realizadas, e com o fornecimento de dados e informações que ajudarão a nortear o planejamento do crescimento sustentável dos municípios.


O desenvolvimento do PDUI-RMCA está em conformidade com a Lei Estatuto da Metrópole (Lei Federal n.° 13.089/2015), que estabeleceu a necessidade de identificação das funções públicas de interesse comum, e com a Lei Estadual Complementar n.° 186/2015, a qual criou a Região Metropolitana de Cascavel (RMCA).


Embora seja um evento fechado, com o produto ainda em discussão, o Fórum foi transmitido ao vivo e contou com a participação virtual de gestores e de autoridades. As contribuições podem ser feitas em todas as fases do plano, com acesso às informações competentes e aos produtos consolidados disponibilizados no site www.pduicascavel.com.br.